Opinião

James Cameron critica filmes da Marvel e DC ao dizer que ‘falta profundidade’ em suas histórias

As franquias Marvel e DC possuem uma base de fãs gigantesca em todo o mundo…

(Foto: Divulgação)

As franquias Marvel e DC possuem uma base de fãs gigantesca em todo o mundo que adora seus universos de quadrinhos e seus diversos super-heróis. Enquanto alguns cineastas famosos ajudam a compor essa lista, o titã épico James Cameron discorda. De acordo com o diretor de  “O Exterminador do Futuro”, “Titanic” e “Avatar”, os filmes de ambas as empresas simplesmente não têm profundidade para agradar sua imaginação, chegando ao ponto de dizer que a maneira como os filmes da DC e da Marvel são feitos “não é a maneira de fazer filmes”.

Cameron iniciou oficialmente a turnê de imprensa de seu próximo longa, “Avatar: O Caminho da Água”, que é indiscutivelmente um dos filmes mais esperados do ano. Durante sua parada no The New York Times, o cineasta tocou em alguns elementos da próxima sequência que o levaram a fazer comparações com filmes de super-heróis modernos que dominaram a tela grande nos últimos anos. Situado 15 anos após o filme original, “O Caminho da Água” verá seus dois principais protagonistas Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) como pais e como a responsabilidade de cuidar de outras pessoas afeta todas as decisões que eles tomam juntos. São esses temas relacionados à vida cotidiana que Cameron identifica como ausentes em filmes de super-heróis.

“Quando olho para esses grandes e espetaculares filmes – estou olhando para você, Marvel e DC – não importa a idade dos personagens, todos agem como se estivessem na faculdade. Eles têm relacionamentos, mas na verdade não têm”, disse Cameron. “Eles nunca desligam as esporas por causa dos filhos. As coisas que realmente nos fundamentam e nos dão poder, amor e um propósito? Esses personagens não experimentam isso, e acho que essa não é a maneira de fazer filmes.” Cameron fez os comentários quando perguntado se ter filhos influenciou suas escolhas na vida. “Para mim, como pai de cinco filhos, estou dizendo: ‘O que acontece quando esses personagens amadurecem e percebem que têm uma responsabilidade além de sua própria sobrevivência?’ Cameron acrescentou referindo-se aos personagens de Avatar.

Cameron se junta a uma lista de cineastas de alto nível que expressaram abertamente seu descontentamento com a narrativa de franquias de quadrinhos. Martin Scorsese, Ridley Scott, Francis Ford Coppola e Jane Campion têm opiniões fortes sobre os universos Marvel e DC, com Scorsese dizendo à Empire Magazine em 2019 que ele luta para se relacionar com os filmes da Marvel e os considera apenas como “parques temáticos” e não cinema, e em como eles não conseguem comunicar experiências emocionais e psicológicas.

“O Caminho da Água” é talvez o filme não-super-herói mais esperado do ano. Acontece 13 anos após o lançamento do primeiro “Avatar” que quebrou o recorde de “Titanic” do próprio Cameron para se tornar o filme de maior bilheteria de todos os tempos, arrecadando impressionantes US $ 2,9 bilhões nas bilheterias mundiais. Com mais de uma década em produção, as expectativas são altas para o que o célebre autor oferecerá com a sequência. Retornando para reprisar seus papéis estão Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang, Joel David Moore, CCH Pounder, Giovanni Ribisi, Dileep Rao e Matt Gerald. Weaver também retorna, mas assumirá um papel diferente.