Cinema

James Cameron rejeitou mudanças da Fox em ‘Avatar’: ‘Eu fiz Titanic que pagou pelo seu prédio de meio bilhão’

James Cameron revelou em uma entrevista recente ao The New York Times que ele esnobou…

(Foto: Divulgação)

James Cameron revelou em uma entrevista recente ao The New York Times que ele esnobou os executivos da 20th Century Fox quando eles tentaram impedir a realização de uma sequência em “Avatar”. Cameron rejeitou as notas do estúdio para tornar o filme mais curto e cortar as sequências de voo, dizendo aos executivos ‘que dirigiu “Titanic” e, portanto, que pagou por uma grande parte do lote do estúdio da 20th Century Fox’.

“Acho que senti, na época, que brigamos por causa de certas coisas”, disse Cameron. “Por exemplo, o estúdio sentiu que o filme deveria ser mais curto e que havia muito voo no ikran – o que os humanos chamam de banshees. Bem, acontece que foi o que o público mais amou, em termos de nossa pesquisa de boca de urna e coleta de dados. E esse é um lugar onde eu apenas desenhei uma linha na areia e disse: ‘Quer saber? Eu fiz o ‘Titanic’. Esse prédio em que estamos nos reunindo agora, esse novo complexo de meio bilhão de dólares no seu terreno? ‘Titanic’ pagou por isso, então eu posso fazer isso.”

“E depois, eles me agradeceram”, acrescentou Cameron. “Sinto que meu trabalho é proteger o investimento deles, muitas vezes contra seu próprio julgamento. Mas enquanto eu proteger o investimento deles, tudo está perdoado.”

Considerando que “Avatar” arrecadou mais de US$ 2 bilhões em todo o mundo e continua sendo o filme de maior bilheteria de todos os tempos nas bilheterias mundiais (não ajustado pela inflação), o estúdio foi inteligente em ouvir os instintos de Cameron.

“É um processo tão intenso quando você está editando um filme e você tem que lutar por cada quadro que permanece”, acrescentou Cameron ao The Times. “Eu me senti muito bem com as decisões criativas que foram tomadas naquela época. Gastamos muito tempo e energia melhorando nosso processo na década seguinte. Mas certamente não há nada digno de nota. Posso ver pequenos lugares onde melhoramos o trabalho de desempenho facial. Mas isso não te tira. Acho que ainda é competitivo com tudo o que está por aí hoje em dia.”

“Avatar” está retornando aos cinemas em 22 de setembro nos formatos IMAX e 3D antes do lançamento de “Avatar: O Caminho da Água”, a tão esperada sequência que estreia nos cinemas em 16 de dezembro.