game

Menino de 13 anos é primeiro humano a zerar o jogo Tetris; vídeo

"Eu não consigo sentir os meus dedos", disse Willis Gibson

Um garoto de 13 anos se tornou a primeira pessoa a “zerar” o Tetris, clássico jogo de videogame criado em 1984. Willis Gibson conseguiu o que, até agora, somente a inteligência artificial havia alcançado. Nenhum outro ser humano havia chegado a um estágio tão avançado a ponto de travar a versão original do game devido a limitações da programação.

No Tetris, uma série de blocos, de diferentes tamanhos e formas, desce na tela, com o jogador tendo o objetivo manipulá-los para encaixá-los nos blocos debaixo, de modo a formar linhas dos mesmos tipos de blocos para eliminá-las, abrindo espaço para outras peças.

Na teoria, o jogo pode ser infinito, mas durante muitos anos, o patamar mais elevado reconhecido era o 29 – momento em que os blocos desciam de forma tão veloz que parecia praticamente impossível para um humano encaixá-los. Recentemente, jogadores começaram a questionar essa barreira e a superá-la, cientes de que há um ponto em que o jogo congela devido a uma restrição na programação daquela época.

O adolescente americano chegou ao nível 157 e colocou uma peça em um lugar em que excluiu uma linha de blocos, o que fez o jogo congelar. Willis Gibson travou o game, alcançando o máximo que a programação do jogo, de décadas atrás, permitia.

Durante 38 minutos, Willis permaneceu quase imóvel no comando do seu console para atingir o recorde. “Eu não consigo sentir os meus dedos”, disse o menino.

A mãe de Willis contou que comprou para o filho uma versão de um console Nintendo chamado RetroN, que usa o mesmo hardware do console Nintendo original, de uma loja de penhores.

“Nunca foi feito por um humano antes. Basicamente, é algo que todos pensavam ser impossível até alguns anos atrás”, disse o presidente do Campeonato Mundial de Tetris, Vince Clemente.

No competitivo de Tetris, o objetivo é superar a pontuação dos adversários em vez de permanecer mais tempo no game, o que Willis se dedicou a fazer.

“Parabéns ao ‘blue scuti’ por alcançar esta conquista extraordinária, um feito que desafia todos os limites preconcebidos deste jogo lendário”, declarou a CEO da Tetris, Maya Rogers.

Menino de 13 anos é primeiro humano a zerar o jogo Tetris; vídeo