LUTO

Morre Irrfan Khan, ator de ‘Quem quer ser um milionário’ e ‘As aventuras de Pi’

Irrfan Khan, ator indiano que teve papéis em filmes de Hollywood como “As aventuras de…

Morre Irrfan Khan, ator de 'Quem quer ser um milionário' e 'As aventuras de Pi'
Irrfan Khan posa após ser premiado com o Asian Film Awards, em Macau, em março de 2014 Foto: PHILIPPE LOPEZ / AFP

Irrfan Khan, ator indiano que teve papéis em filmes de Hollywood como “As aventuras de Pi” (2012) e “Quem quer ser um milionário?” (2008) morreu nesta quarta-feira, aos 54 anos. A morte, após uma prolongada batalha contra o câncer, foi confirmada por um porta-voz, que disse que Khan estava cercado por familiares na ocasião.

“Ele travou as muitas batalhas que vieram com isso”, disse o porta-voz em comunicado, referindo-se ao diagnóstico do câncer raro de Khan em 2018.

Khan foi um dos primeiros atores indianos a deixar uma marca consistente no cinema ocidental, seguindo os passos de pioneiros como Saeed Jaffrey, Roshan Seth e Om Puri.

“Um talento incrível”, disse a estrela de Bollywood Amitabh Bachchan, entre os tributos no Twitter que se seguiram à morte de Khan. “Um colega gentil. Um colaborador prolífico do mundo do cinema. Nos deixou muito cedo criando um enorme vácuo”.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também expressou suas condolências. “A partida de Irrfan Khan é uma perda para o mundo do cinema e do teatro. Ele será lembrado por suas performances versáteis em diferentes mídias”, disse Modi em um tweet.

Nascido Sahabzade Irfan Ali Khan, no estado do deserto ocidental de Rajasthan, em uma família sem vínculos com o cinema, o ator lembrou em entrevistas que, quando criança, ele e seus irmãos não tinham permissão para assistir filmes.

A única exceção foi quando um tio visitante os levou ao teatro. Inspirado pelo cinema indiano da década de 1980, Khan decidiu seguir carreira na área e mudou-se para Nova Délhi para estudar teatro.

Ele então se mudou para Mumbai em busca de empregos como ator, mas os filmes de Bollywood dos anos 90 não apresentavam oportunidades para a atuação discreta de que Khan era a favor.