Luto na TV

Morre o ator Guilherme Karam, aos 58 anos

Depois de dois anos de internação, morreu nesta quinta-feira, 7, o ator Guilherme Karam, aos…

Depois de dois anos de internação, morreu nesta quinta-feira, 7, o ator Guilherme Karam, aos 58 anos. Ele tinha a síndrome de Machado-Joseph, doença degenerativa hereditária, que lhe foi passada pela mãe. O ator, famoso principalmente por seus papéis do humorístico “TV Pirata”, começou a sentir os efeitos da síndrome há onze anos.

O ator era filho do almirante Alfredo Karam, que foi ministro no governo João Figueiredo (1979-1985). Estava internado havia dois anos no Hospital Naval Marcílio Dias, que atende militares da Marinha e seus familiares, e já não tinha movimentos no corpo.

“O Guilherme continua na mesma situação. A consciência dele não foi afetada, mas os movimentos e a fala estão comprometidos. Ele ouve, mas não pode falar. Ele se comunica com a cabeça e com os olhos. Vamos ver o que Deus fará por ele”, declarou o pai, ano passado.

O almirante já tem 90 anos. Os outros três irmãos do ator já apresentaram a doença – dois morreram e uma irmã também está doente.

Conhecido por seus divertidos personagens, Karan começou sua carreira nas telinhas em 1984 em Partido Alto, como Políbio, mas foram os papéis no humorístico TV Pirata que lhe renderam mais destaque. O trabalho do ator atualmente por ser visto na reprise de Meu Bem, Meu Mal, pelo canal Viva. Na trama, ele interpretou o intrometido e divertido mordomo Porfírio.

Também atuou em outras novelas como Dona Beija, explode Coração, O Clone, Pecado Capital e Perigosas Peruas. No cinema fez vários filmes da Xuxa, interpretando Baixo-Astral em Super Xuxa contra Baixo Astral e Gorgom Xuxa e os Duendes e Xuxa e os Duendes 2. Seu último trabalho na TV foi em América como Geraldito, em 2005.