Literatura

Morreu o sociólogo Antônio Cândido

O professor universitário, sociólogo e crítico literário Antônio Cândido faleceu na manhã desta sexta-feira (12)…

O professor universitário, sociólogo e crítico literário Antônio Cândido faleceu na manhã desta sexta-feira (12) aos 98 anos de idade, em São Paulo.

Cândido se tornou conhecido e respeitado por ter uma obra extensa e por ser um profundo estudioso de literatura brasileira e estrangeira. Ele também foi professor da USP e da Unesp por muitos anos além de ser doutor honoris causa pela Unicamp e  pela Universidade da República do Uruguai.

Doutor em Sociologia, começou sua carreira acadêmica ainda em 1942, mas ficou conhecido quando iniciou sua carreira de crítico em 1943 no jornal Folha da Manhã. Sua obra-prima foi publicada em 1959: Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos.

O autor mais tarde foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura quatro vezes (1960, 1965, 1966, 1993), pelo Prêmio Camões (1998), maior da Língua Portuguesa, pelo Prêmio Machado de Assis (1993), entre outros.

Em sua vida política, Cândido militou no Partido Socialista Brasileiro durante o Estado Novo em que editou um jornal clandestino contra o governo Getúlio Vargas. Mais tarde, foi um dos fundadores do PT, em 1981.

Suas últimas obras foram O Romantismo no BrasilUm Funcionário da Monarquia, ambos publicados em 2002.