FIGO

Renato Borghetti é uma das atrações da primeira noite do Figo 2014

Você sabe qual foi o primeiro álbum de música instrumental a ganhar um disco de…

Você sabe qual foi o primeiro álbum de música instrumental a ganhar um disco de ouro no Brasil? Gaita-ponto, lançado na década de 1980 e batizado com o nome do instrumento que acompanha Renato Borghetti desde que ele tinha apenas dez anos de idade. A trajetória musical do gaiteiro será rememorada na noite desta sexta-feira (12/09) durante o show do músico no Festival Internacional de Música em Goiás (Figo), a partir das 23 horas, na Praça de Eventos de Alto Paraíso.

O gaúcho Renato Borghetti, também conhecido como Borghettinho, é acordeonista, antropólogo, folclorista e artista plástico. É também um dos artistas brasileiros com carreira internacional mais solidificada. Suas primeiras apresentações no exterior foram em 1998 e não pararam mais, com turnês constantes em países como Itália, Croácia e a Áustria, onde Borghetti tem até fã-clube.

Das influências e experiências adquiridas, ele hoje consolida sua música como etnomusic, worldmusic e jazz fusion, sem perder a essência de ritmos como o vanerão, o xote, a milonga e o chamamé. “Como partimos de nossas raízes para uma música mais elaborada, uma coisa mais jazzística, a aceitação é total”, explica o gaiteiro sobre a recepção do público no mundo todo.

É essa mesma vibração que Borghetti traz para o show desta sexta-feira, dia 12, na última atração da noite de abertura do Figo 2014, em Alto Paraíso. Na ocasião, ele se apresentará com a formação em quarteto que o vem acompanhando em suas turnês europeias recentes, com Daniel Sá nos violões, Pedrinho Figueiredo na flauta e sax e Vitor Peixoto nos teclado.