Luto

Nichelle Nichols, a Uhura original de ‘Star Trek’, morre aos 89 anos

Nichelle Nichols, que interpretou a oficial de comunicações Uhura na série original “Star Trek”, morreu…

(Foto: Divulgação)

Nichelle Nichols, que interpretou a oficial de comunicações Uhura na série original “Star Trek”, morreu na noite de sábado em Silver City, N.M. Ela tinha 89 anos.

A morte de Nichols foi confirmada por Gilbert Bell, seu gerente de talentos e parceiro de negócios de 15 anos.

Nichols compartilhou um dos primeiros beijos interraciais da história da televisão em “Star Trek”. Aquele momento, com seu co-estrela William Shatner, foi uma jogada corajosa por parte dela, do criador de “Star Trek” Gene Roddenberry e da NBC considerando o clima da época, mas o episódio “Os enteados de Platão”, que foi ao ar em 1968, foi escrito para dar a todos os envolvidos uma saída: Uhura e o Capitão Kirk não escolheram se beijar, mas foram obrigados a fazê-lo involuntariamente por alienígenas com a capacidade de controlar os movimentos dos humanos. Mesmo assim, foi um momento marcante.

Nichols interpretou a tenente Uhura na série original, a dublou em “Star Trek: The Animated Series” e interpretou Uhura nos seis primeiros filmes de “Star Trek”. Uhura foi promovido a tenente-comandante em “Star Trek: The Motion Picture” e a comandante completo em “Star Trek II: The Wrath of Khan”.

Nichols cogitou deixar “Star Trek” após a primeira temporada para seguir carreira na Broadway, mas o reverendo Martin Luther King Jr., que era fã da série e entendia a importância de sua personagem em abrir portas para outros afro-americanos em televisão, pessoalmente a persuadiu a permanecer no programa, ela disse ao astrofísico Neil deGrasse Tyson em uma entrevista para o Archive of American Television.

Ela estudou em Chicago, Nova York e Los Angeles. Sua chance veio com uma aparição no famoso mas malfadado musical de 1961 de Oscar Brown, Kicks and Co. .” A peça foi encerrada após seu breve teste em Chicago, mas Nichols atraiu a atenção do editor da Playboy, Hugh Hefner, que a contratou em seu Chicago Playboy Club.

Nichols também apareceu no papel de Carmen para uma produção da empresa de ações de Chicago de “Carmen Jones” e atuou em uma produção de Nova York de “Porgy and Bess”, fazendo sua estreia em um papel não creditado como dançarina em uma adaptação desse trabalho. em 1959. (Mais tarde, ela exibiria seus talentos de canto de vez em quando em “Star Trek”).

Nichelle Nichols' Family Seeks GoFundMe Help for Legal Battle | IndieWire

Enquanto trabalhava em Chicago, Nichols foi duas vezes indicada ao prêmio teatral Sarah Siddons da cidade de melhor atriz. A primeira foi para “Kicks and Co.”, enquanto a segunda foi por sua atuação em “The Blacks”, de Jean Genet.

Ela teve pequenos papéis nos filmes “Made in Paris”, “Mr. Buddwing” e o veículo Sandra Dee “Doutor, você tem que estar brincando!” antes de ser escalada para “Star Trek”.

Em 2007, Nichols reapareceu na segunda temporada do drama da NBC “Heroes” como Nana Dawson, matriarca de uma família de Nova Orleans devastada pelo furacão Katrina que cuida de seus netos órfãos e sobrinho-neto, Micah Sanders (regulador da série Noah Gray-Cabey ). No ano seguinte, ela apareceu nos filmes “Tru Loved” e “The Torturer”.

Nichols sofreu um derrame em 2015 e foi diagnosticada com demência em 2018, dando início a uma disputa de tutela entre seu empresário Bell e seu filho, além de um amigo.

Nichols foi casada e divorciada duas vezes. Ela deixa seu filho, Kyle Johnson.