Cinema

Oscar 2021 | Chloé Zhao é a primeira mulher asiática a ganhar o Oscar de direção

Pela primeira vez em mais de uma década – e apenas pela segunda vez na…

(Foto: Reprodução/AMPAS/ABC)

Pela primeira vez em mais de uma década – e apenas pela segunda vez na história – uma mulher ganhou o Oscar de Melhor Diretor.

Chloé Zhao levou para casa na noite deste último domingo o Oscar de direção por seu trabalho em “Nomadland”, um drama sobre uma viúva de 60 anos (Frances McDormand) que viaja pelo oeste dos Estados Unidos em uma van após perder seu emprego e sua casa. O filme – que Zhao escreveu, editou e produziu, além de dirigir – recebeu seis indicações no total, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para McDormand (que também venceu).

A vitória de Zhao faz história porque ela se torna a primeira mulher asiática e a primeira mulher de cor a ganhar o prêmio de direção no Oscar. Aceitando o prêmio no palco, Zhao, vestindo tranças e tênis brancos, agradeceu aos outros indicados e a todo o elenco e equipe que ajudaram a produzir “Nomadland”.

“Tenho pensado muito ultimamente em como continuo quando as coisas ficam difíceis”, disse ela. “E acho que remonta a algo que aprendi quando era criança. Quando eu estava crescendo na China, meu pai e eu costumávamos jogar este jogo. Memorizávamos poemas e textos clássicos chineses, e recitávamos juntos e tentávamos terminar as frases um do outro. ”

Zhao diz que sempre foi particularmente inspirada pela frase “人 之初 , 性 本 善”, que vem do texto chinês e significa “O clássico dos três caracteres” e se traduz como: “As pessoas, no nascimento, são inerentemente boas”.

“Essas seis cartas tiveram um grande impacto sobre mim quando eu era criança”, continuou Zhao. “E eu ainda realmente acredito neles hoje, embora às vezes possa parecer que o oposto é verdade. Mas sempre encontrei bondade nas pessoas que conheci – em todos os lugares que fui no mundo. ”

Ela concluiu seu discurso saudando “quem tem fé e coragem para se apegar à bondade de si mesmo e para se apegar à bondade uns dos outros, por mais difícil que seja. Isto é para você, você me inspira a continuar. ”

Zhao se junta a Kathryn Bigelow, a cineasta que dirigiu “Guerra ao Terror”, como a única mulher a ganhar o prêmio de Melhor Diretor em 93 anos de Oscar. Antes da cerimônia de 2021, apenas cinco mulheres haviam sido indicadas: Lina Wertmüller, Jane Campion, Sofia Coppola, Greta Gerwig e a própria Bigelow.