Premiação

Oscar 2022: James Cameron, Del Toro e John Williams pressionam Academia para apresentar categorias ao vivo

Alguns dos principais cineastas de Hollywood e ex-vencedores do Oscar estão pedindo à Academia que…

(Foto: Divulgação)

Alguns dos principais cineastas de Hollywood e ex-vencedores do Oscar estão pedindo à Academia que repense sua decisão de pré-gravar oito categorias antes da transmissão de 27 de março.

James Cameron, Guillermo del Toro, John Williams, Kathleen Kennedy e mais de seis dezenas de outros assinaram uma carta aberta endereçada ao presidente da Academia, David Rubin, criticando a decisão de registrar as vitórias para melhor curta documental, edição de filme, maquiagem e penteado, trilha sonora original , design de produção, curta de animação, curta de ação live-action e som fora da cerimônia ao vivo do Dolby Theatre.

A carta ressalta que tal decisão “rebaixaria” essas categorias e “as relegaria ao status de cidadãos de segunda classe”, conforme compartilhado com a Variety. Embora as oito categorias ocorram antes das 17h, horário de início da premiação nos EUA, esses artistas estão pressionando a Academia para reverter sua decisão e apresentar todas as 23 categorias ao vivo.

O compositor e cinco vezes vencedor do Oscar, John Williams, está entre os signatários da carta aberta; Williams detém o recorde de mais indicações ao Oscar com 52.

Diretores del Toro, Cameron e Joe Roth; produtores Kennedy e Lili Fini Zanuck; a figurinista Milena Canonero; os designers de produção Dean Tavoularis, Dante Ferretti e Geoffrey Kirkland; e os diretores de fotografia Dante Spinotti e Vittorio Storaro também assinaram a carta aberta.

Mais de três dúzias de compositores também adicionaram seus nomes, incluindo os vencedores do Oscar Howard Shore, Dave Grusin, Alexandre Desplat, Steven Price, Hildur Guðnadóttir, John Corigliano, Tan Dun e Jan Kaczmarek; os ex-indicados ao Oscar Nicholas Britell, Terence Blanchard, Thomas Newman, James Newton Howard, David Newman, Dustin O’Halloran, Volker Bertelmann, John Powell e Alan Silvestri; e vencedor do Emmy Ramin Djawadi.

Antes desta carta, cineastas como Steven Spielberg, Denis Villeneuve e Jane Campion também expressaram desaprovação com a decisão da Academia.

Oscar 2022 vai acontecer em 27 de março de 2022Confira os indicados ao prêmio deste ano.