Aniversário de Goiânia

Playlist Mais Goiás: 10 músicas de goianienses que estouraram no país

Parte da história dos 84 anos de Goiânia veio dos artistas que pisaram em nossa…

Parte da história dos 84 anos de Goiânia veio dos artistas que pisaram em nossa capital. Alguns nasceram aqui, outros apenas cresceram e outra parte mudou-se para cá e fixou raízes.

Pescando um pouquinho de todos os gêneros musicais que temos por aqui, o Mais Goiás listou 10 músicas que, antes de estourarem em todo o país, comeram um pouco de pequi. Vamos de Marília Mendonça a Wanessa Camargo, passando por Odair José e Boogarins.

10 músicas de goianos que estouraram no país

‘Infiel’ – Marília Mendonça

A Rainha da Sofrência cresceu em Goiânia e, nem por isso, deixou-se levar pelo sertanejo. Ela achava que era “música de corno”. Até levar um chifre e se render ao gênero musical que levou sua voz para os quatro cantos do Brasil.

‘Vou Tirar Você Desse Lugar’ – Odair José

Ícone na década de 1970 e uma das principais atrações do último Goiânia Noise, Odair José traçou os primeiros passos de sua carreira por aqui. Ele fez sucesso por tratar de assuntos delicados para a época como métodos anticoncepcionais, prostituição, religião e os direitos das empregadas domésticas.

‘É o Amor’ – Zezé di Camargo e Luciano

Se você não assistiu a Os Dois Filhos de Francisco, aqui vai a história de É O Amor. Segundo conta o filme, o pai de Zezé di Camargo e Luciano comprou fichas de orelhão e pediu para todos os seus amigos ligarem em rádios de Goiânia pedindo a canção. O marketing deu certo e este acabou se tornando o primeiro sucesso da dupla sertaneja.

‘Diversão’ – Nila Branco

Nila Branco não é goiana, mas firmou sua carreira musical aqui, cantando em bares e clubes da capital. O sucesso nacional veio em 2002, com a faixa Diversão, que entrou na trilha-sonora da novela Desejos de Mulher, da Rede Globo.

‘Amor, Amor’ – Wanessa Camargo

Apesar de goiana e filho de cantor sertanejo, Wanessa Camargo só se rendeu ao estilo recentemente. Antes, ela se firmou com um som mais pop e mais dançante. Amor, Amor é uma das faixas mais lembradas da cantora e foi uma das mais tocadas no Brasil em 2005.

‘Minha Juventude’ – Mr. Gyn

“Eu tinha apenas oito anos quando nós nos conhecemos lá na rua da minha casa”. O rock cômico Minha Juventude foi a faixa que fez a banda goiana Mr. Gyn flertar com o sucesso nacional. A canção alcançou o Hot 100 Brasil em novembro de 2003.

‘Hear Me Now’ – Alok

Goiânia também criou um dos DJs mais conhecidos do mundo. Antes de se mudar para a Holanda, Alok viveu alguns anos por aqui. Em 2016, com a faixa Hear Me Now, o músico ganhou notoriedade internacional. Ele foi eleito pela Forbes Brasil como uma das 91 pessoas com menos de 30 anos mais influentes do país.

‘Maus Bocados’ – Cristiano Araújo

Em 2014, Cristiano Araújo colocou Maus Bocados no topo das mais tocadas em rádios do país, somando 28.467 execuções, segundo o Spybat. O cantor faleceu no ano seguinte, mas deixou seu legado nas música brasileira e é lembrado em shows de outros artistas, como Marília Mendonça e Maiara e Maraisa.

‘Lucifernandis’ – Boogarins

Como uma das representantes do rock goiano, a Boogarins já rodou o mundo, se apresentando em festivais como Rock in Rio Lisboa, Primavera Sound, Lollapalooza, Bananada e South by Southwest. Eles foram uma das atrações do Rock in Rio 2017, se apresentando ao lado da cantora Céu no Palco Sunset.

‘Dormi na Praça’ – Bruno e Marrone

“Seu guarda, eu não sou vagabundo. Eu não sou delinquente. Sou um cara carente”. Bruno e Marrone fizeram muitos goianos arrastarem o chifre no asfalto com essa música antes de levarem sua sofrência para todo o Brasil. Um clássico para todo fim de churrasco de domingo.

Ouça nossa playlist também no Spotify: