Comunicação

Quase 90% dos brasileiros se informa pela televisão; internet vem em segundo lugar

Segundo dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, promovida pela Secretaria de Comunicação Social do…

Segundo dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, promovida pela Secretaria de Comunicação Social do governo sobre os hábitos de consumo de informação do brasileiro, a grande maioria da população (89%) tem a TV como sua fonte primária e secundária de informação.

 

A internet vem em segundo lugar: 49% dos brasileiros tem a rede como sua fonte primária e secundária. Exclusivamente como fonte primária, os dados se repetem: a TV é a principal fonte informação, com 63%, enquanto a internet fica bem atrás, responsável por 26%.

 

A pesquisa também revela a queda drástica no consumo de mídia impressa e de rádio. As rádios aparecem em terceiro lugar, compondo apenas 7% da primeira menção e 30% como primeira mais segunda menção.

 

Os jornais aparecem com 3% e 12%, mas a situação é ainda pior para as revistas: 0% como primeira menção e apenas 1% como segunda menção. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 de março e 11 de abril do ano passado, ouvindo 15.050 pessoas em todo o Brasil. 

 

A pesquisa também apresentou um crescimento no consumo de TV: de 65% dos entrevistados que disseram assistir televisão todo dia em 2013, a porcentagem pulou para 77% no ano passado. Destes, a média de tempo vendo TV chega a três horas diárias. O canal mais assistido é a Globo (73%), seguida pelo SBT (36%) e depois pela Record (32%).

 

Quanto à internet, 50% dos entrevistados disseram acessar a rede diariamente. A grande maioria (91%) tem como ponto de acesso principal seus aparelhos de celular. O tempo de acesso fica por volta de 4h30 por dia.

 

De todos que mencionaram o rádio, 50% disseram ouvir todo dia, com média de três horas. Na mídia impressa, 1/3 dos entrevistados disseram ler jornal todo dia. Os mais lidos são O Globo (8% de menções) e Folha de São Paulo (7% de menções).

 

Nas revistas, 25% disse ler com frequência sendo 16% assinantes. Pela pesquisa, a revista mais lida do país continua sendo a Veja, com 25% de menções, bem à frente do segundo lugar: o empate técnico entre Caras, IstoÉ e Época, com 5%.