LUTO

Relembre a carreira do humorista Batoré

Nascido em Serra Talhada, Pernambuco, Ivanildo Gomes Nogueira, nacionalmente conhecido como Batoré, mudou-se para São…

Relembre a carreira do humorista Batoré
Batoré trabalhou em A Praça é Nossa e fez novela na Globo (Foto: Divulgação)

Nascido em Serra Talhada, Pernambuco, Ivanildo Gomes Nogueira, nacionalmente conhecido como Batoré, mudou-se para São Paulo ainda criança. Foi na mesma cidade onde ficou conhecido nacionalmente, na televisão – sobretudo no humorístico A Praça É Nossa – e na política, e onde morreu, nesta segunda-feira (10), aos 61 anos.

Batoré em A Praça é Nossa e na televisão

Batoré começou na televisão na década de 1980, participando do extinto Show de Calouros do SBT. Somente na década seguinte teve a chance de conquistar o público levando o personagem para o humorístico A Praça É Nossa.

No banco da praça, conquistou a audiência com seu jeito simples de fazer rir e os bordões: “Ah, para, ô” e “você acha que é bonito ser feio”.

No início da década de 2000, Batoré engatou uma carreira política, mas a abandonou na década seguinte. O humorista chegou a entrar para o elenco da novela Velho Chico, da Rede Globo, em 2016, mas retornou ao banco da Praça três anos depois.

Batoré na política

Ivanildo Gomes entrou na política em 2008. Filiado ao PP, naquele ano ele foi eleito vereador em Mauá (SP), pela coligação PR/PP, com expressivos 4.778 votos e reeleito para mais um mandato em 2012.

Entretanto, depois de reeleger-se, trocou o partido pelo PRB. A Justiça Eleitoral considerou a manobra como “infidelidade partidária” e Batoré perdeu o cargo.

O humorista também ganhou manchetes por defender o bolsonarismo. Em agosto de 2021, Ivanildo apareceu em um vídeo pedindo que o Bolsonaro fechasse o Supremo Tribunal Federal, a Câmara dos Deputados e também o Senado Federal.

Em um dado momento do vídeo, ele compara o Supremo a um laxante. “O STF só fica soltando bandido, parece Lacto Purga, toda m***a que está presa, solta”, disse. “Vocês deveriam ter consciência de que esse país não é de vocês. Se nós mudamos a presidência é porque a gente viu que tinham (sic) muitos bandidos e precisava (sic) de um militar”.

“Temos a consciência de que militar não faltava só na cadeira do presidente, falta no STF, na Câmara dos Deputados e no Senado. O desejo de todos os brasileiros é que o presidente feche as portas dessas três casas, porque não tem trazido benefício nenhum para o nosso país”, continuou Batoré no vídeo.

Batoré morreu em São Paulo

O humorista Batoré morreu nesta segunda-feira (10), em São Paulo. Ele tratava um câncer. O artista faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, Zona Norte do município.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde lamentou a morte do humorista e afirmou que informações médicas foram repassadas à família.