Cinema

Roland Emmerich critica Marvel, DC e ‘Star Wars’ por ‘arruinar nossa indústria’

As críticas aos filmes da Marvel não são novidade, temos um cineasta diferente reclamando da…

(Foto: Divulgação)

As críticas aos filmes da Marvel não são novidade, temos um cineasta diferente reclamando da crescente dependência de Hollywood de franquias aparentemente todos os dias. Mas essas críticas geralmente vêm do lado artístico de Hollywood, com cineastas reclamando que a prevalência de blockbusters torna mais difícil financiar filmes pequenos. Mas parece que mesmo os maiores cineastas de sucesso têm suas queixas com as principais franquias de Hollywood. O diretor de filmes de desastre, Roland Emmerich, se juntou ao coro de vozes dizendo que Hollywood faz muitos filmes da Marvel e “Star Wars”, e a tendência o faz temer pelo futuro dos filmes originais.

Falando ao Den of Geek para promover seu último filme “Moonfall”, Emmerich lamentou o estado atual do cinema de grande sucesso. “Porque, naturalmente, Marvel e DC Comics e Star Wars praticamente assumiram o controle”, disse ele. “Está arruinando um pouco nossa indústria, porque ninguém mais faz nada original.”

Para muitos, Emmerich é um garoto-propaganda para blockbusters de Hollywood excessivamente comerciais. Mas enquanto o diretor de “Independence Day” não nega a ideia de que ele nunca viu uma explosão de efeitos visuais que ele não amava, ele diz que usa seu status de cineasta de filmes catástrofes para avançar em sua missão de fazer filmes originais. Ele credita sua reputação por permitir que um orçamento de US$ 146 milhões para um filme original sobre a lua caindo na Terra.

“Você deveria fazer novos filmes ousados, sabe? E acho que, na verdade, Christopher Nolan é o mestre disso. Ele é alguém que pode fazer filmes sobre o que quiser”, disse. “Eu tenho um pouco mais de dificuldade, mas ainda tenho um nome grande o suficiente – especialmente quando é um desastre ou tem algum tipo de tema de desastre.”

“Moonfall – Ameaça Lunar” foi lançado com uma enxurrada de críticas negativas, com David Ehrlich, do IndieWire, chamando-o de “incrivelmente estúpido”. Espera-se que o filme tenha uma batalha difícil nas bilheterias neste fim de semana, mas não importa o que aconteça, não espere que Emmerich comece a fazer filmes de franquia tão cedo. Ele até expressou arrependimento por ter feito “Independence Day: O Ressurgimento”, dizendo “Eu deveria ter dito não porque de repente eu estava fazendo algo que eu critico: uma sequência”.