CINEMA

2ª temporada de série goianiense com musicistas negras chega ao Youtube

Primeira temporada participou de festivais nacionais e internacionais, conquistando prêmio em Nova York

Diaspóricas: Maximira Luciano, Kesyde Sheilla,Flávia Carolina e Inà Avessa (Foto: Juliana Cordeiro)
Diaspóricas: Maximira Luciano, Kesyde Sheilla,Flávia Carolina e Inà Avessa (Foto: Juliana Cordeiro)

A série goianiense “Diaspóricas” anunciou o lançamento de sua segunda temporada, em formato de curta-metragem. A produção audiovisual chega gratuitamente ao Youtube no dia 17 de janeiro, com o primeiro episódio agendado para as 20 horas.

No total, cinco episódios de 15 minutos cada serão exibidos semanalmente. A série destaca o protagonismo de “mulheres negras diaspóricas pelos caminhos de luta percorridos e ressignificados sobre o processo histórico da diáspora negra africana no Brasil”, conforme informa a diretora Ana Clara Gomes.

Após a estreia no canal do Youtube, a série será disponibilizada em canais de TV aberta e por assinatura. Em seguida, a produção será transformada em um longa-metragem e encaminhada para festivais de cinema nacionais e internacionais, assim como aconteceu com a primeira temporada.

A série destaca a resiliência das mulheres negras na cena musical em Goiânia, mostrando as barreiras, a força e a determinação feminina para a continuidade do trabalho. A produção apresenta depoimentos de artistas negras sobre a superação do racismo e do sexismo, a partir da jornada com a Música Preta Brasileira.

“Nós, enquanto mulheres negras, falamos e ouvimos nossas iguais por meio de narrativas audiovisuais que falam sobre nós e para nós. Quem assiste à série, vê as protagonistas como inspiração e como figuras de referência”, destaca a diretora Ana Clara.

A equipe por trás da série “Diaspóricas” é composta por 16 mulheres negras, entre pardas e pretas, duas mulheres não-negras e um único homem.

Primeira temporada

A primeira temporada da série percorreu diversas partes do mundo, começando por Goiânia e São Paulo, passando pela exibição em canais de televisão aberta e fechada, e seguindo para festivais em Nova York, Chile, Roma, Rússia e Nigéria.

Durante o festival Student World Impact Film Festival (SWIFF), que aconteceu em junho de 2023, em Nova York, “Diaspóricas” recebeu a premiação de quarto melhor documentário. Em Roma, no 3º Coliseum International Film Festival (COLIFFE), ocorrido em dezembro de 2023, o longa foi finalista na categoria de melhor filme documentário internacional.