Netflix

Stephen Sondheim reescreveu sua mensagem de voz em ‘Tick, Tick… Boom!

Os fãs de Stephen Sondheim, Jonathan Larson e Lin-Manuel Miranda tiveram uma participação especial no novo…

(Foto: Divulgação)

Os fãs de Stephen Sondheim, Jonathan Larson e Lin-Manuel Miranda tiveram uma participação especial no novo filme da Netflix, “Tick, Tick… Boom!”. Dirigido por Miranda em sua estreia como diretor de cinema, o filme é baseado no musical póstumo de Larson (estrelado por Andrew Garfield como o próprio compositor de “Rent”) e narra sua luta para entrar na Broadway (e não esgotar) aos 30 anos.

No filme, quando Larson apresenta seu musical “Superbia” para um público de colegas e produtores, ele fica surpreso ao ver Stephen Sondheim (interpretado por Bradley Whitford) se esgueirando em um lugar no fundão. Mais tarde no filme, Larson (Garfield) recebe uma mensagem de voz de Sondheim encorajando sua carreira como escritor – e o áudio foi falado por ninguém menos que o falecido grande compositor (que morreu na sexta-feira aos 91 anos).

Em uma entrevista recente ao The New Yorker, Lin-Manuel Miranda revelou que Sondheim na verdade reescreveu seu diálogo falado (embora breve) para o filme porque sentiu que o que foi escrito não soava exatamente como ele.

“Quando exibi o filme para Sondheim, ele me mandou um e-mail e disse: ‘Você me tratou com muita gentileza e realeza, e por isto eu sou grato.’”, disse Miranda. “Mas ele disse: ‘Uma coisa: a última mensagem de correio de voz para Jon, parece um pouco clichê. “Tenho a sensação de que você terá um futuro muito brilhante.” – Eu nunca diria isso! Posso reescrever o que Sondheim diz no correio de voz? Vou gravá-lo se você não conseguir trazer o ator de volta.’”

Nesse ponto, Sondheim acabou gravando sua própria versão. “Eu não vou recusar uma reescrita de Sondheim!”, disse Miranda.

Na cena, Sondheim acaba dizendo a Larson: “É um trabalho de primeira classe e tem futuro, e você também. Ligarei para você mais tarde com algumas ideias, se estiver tudo bem. Enquanto isso, fique orgulhoso.”

A morte de Sondheim chocou muitos na sexta-feira, com as comunidades do palco e da tela oferecendo palavras sinceras após sua morte. Durante sua vida, Sondheim ganhou oito prêmios Tony, considerado como o ‘Oscar do teatro’.