Cinema

Stillwater: Matt Damon nas primeiras fotos do novo filme do diretor de ‘Spotlight’

Matt Damon é um pai com uma missão nas primeiros fotos do filme “Stillwater”, dirigido…

(Foto: Reprodução/Matt Damon as Bill Baker in 'Stillwater'| CREDIT: JESSICA FORDE / FOCUS FEATURES-ENTERTAINMENT WEEKLY)

Matt Damon é um pai com uma missão nas primeiros fotos do filme “Stillwater”, dirigido por Tom McCarthy – diretor ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado “Spotlight – Segredos Revelados”, que também levou o prêmio de Melhor Filme.

O thriller dramático é estrelado por Damon como Bill Baker, um trabalhador da plataforma de petróleo de Stillwater, Oklahoma, que viaja para Marselha, na França, para exonerar sua filha, que foi presa por um assassinato que ela diz não ter cometido.

“Ele é um cara que teve uma vida difícil, ele tem lutado, mas ele meio que tentou fazer as pazes e fazer o que é certo, eu acho, quando a gente o conhecer”, disse o co-roteirista e diretor Tom McCarthy ao site Entertainment Weekly.

Quanto a sua filha, Allison (interpretada por Abigail Breslin), McCarthy diz que eles têm um “relacionamento muito fraturado”. O crime em questão ocorreu quando ela tirou um ano da escola na Oklahoma State University para estudar no exterior, em Marselha. Lá, ela conhece uma mulher com quem mantém um relacionamento, e o crime que ocorre envolve essa mulher.

McCarthy, que ganhou o Oscar com Josh Singer pelo roteiro de “Spotlight”, diz que para se preparar para o filme – que foi filmado em Oklahoma e Marselha – ele e Damon passaram um tempo profissionais da plataforma de petróleo. “Matt e eu começamos a ir [para Oklahoma] cedo para ter um gostinho do lugar e das pessoas e de passar um tempo com os trabalhadores, em particular”, lembra ele. “Eles realmente abriram suas vidas para nós, seus mundos e suas famílias. Eles foram incrivelmente instrumentais em nos ajudar a moldar a história”.

STILLWATER

(Foto: JESSICA FORDE/FOCUS FEATURES-ENTERTAINMENT WEEKLY)

Também ajudando a moldar a história estava a equipe multinacional – em grande parte composta por pessoas da França, Canadá e EUA – e seus co-escritores, Marcus Hinchey, Thomas Bidegain e Noé Debré. “Foi simplesmente emocionante”, diz McCarthy. “Você podia sentir a colaboração, e acho que todos nós aprendemos muito uns com os outros. Todos nós realmente nos unimos por trás do filme e da performance de Matt, que é, eu acho, impressionante.”

“Stillwater” estava inicialmente programado para chegar aos cinemas no ano passado, mas a pandemia do coronavírus mudou os planos.

Além disso, a pandemia deu ao cineasta muito tempo extra com o projeto, o que ele diz que no final das contas foi uma coisa boa. “Nós fechamos [a pós-produção] e o colocamos de lado, revisitamos, fechamos novamente e abrimos cerca de um mês atrás”, diz ele. “Sempre que você consegue se afastar de um filme como esse e o aborda com novos olhos, você tem a capacidade de fazer mudanças positivas nele. Acho que fizemos uma série de mudanças nele, o que realmente impactou o filme, mas parece feito. Parece cozido agora. ”

McCarthy é cauteloso em mais detalhes sobre o filme, insistindo que deseja que o público experimente seus mistérios por si mesmo, juntos, finalmente em uma sala de cinema. Por exemplo, quando questionado se talvez o título simples do filme possa ter mais significado do que apenas ser uma referência à cidade de Oklahoma, ele faz uma longa pausa. “Existe”, diz ele. “E eu vou deixar por isso mesmo. Você tem que comprar um ingresso de cinema.”

O filme está agendado para estrear nos EUA em 30 de julho. Ainda não possui data de estreia no Brasil.

Assista ao trailer abaixo: