Opinião

Tarantino diz que atores da Marvel ‘não são astros de cinema’

Diga “Marvel” novamente, nós te desafiamos! Quentin Tarantino se tornou o mais recente cineasta de…

(Foto: Divulgação)

Diga “Marvel” novamente, nós te desafiamos! Quentin Tarantino se tornou o mais recente cineasta de prestígio a fazer uma crítica modesta aos filmes de super-heróis, apenas para descobrir que seus comentários foram severamente criticados no Twitter.

Em uma entrevista com Tom Segura para seu podcast, “2 Bears 1 Cave”, Tarantino foi questionado sobre o que deveria ser totalmente seguro nos filmes da Marvel.

“Eu não os amo”, disse Tarantino. “Não, eu não. Eu não os odeio. Mas eu não os amo. Quer dizer, olha, eu costumava colecionar quadrinhos da Marvel como um louco quando era criança. Há um aspecto de que se esses filmes fossem lançados quando eu tivesse vinte e poucos anos, eu ficaria totalmente feliz e os amaria totalmente. [Mas] eles não seriam os únicos filmes sendo feitos, seriam aqueles filmes entre outros filmes. Tenho quase 60 anos, então não estou tão animado com eles.”

Segura observou que os filmes da Marvel muitas vezes parecem uma “cópia carbono” dos filmes anteriores do MCU, acrescentando “você nunca é levado a algum lugar que não espera”.

“Minha única razão para criticar é que eles são as únicas coisas que parecem ser feitas”, disse Tarantino. “E eles são as únicas coisas que parecem gerar algum tipo de empolgação entre os fãs ou mesmo para o estúdio que os produz… Portanto, é apenas o fato de que eles são a representação completa desta era de filmes no momento. Não há muito espaço para mais nada. Esse é meu problema. É um problema de representatividade”.

“Parte da Marvelização de Hollywood é que você tem todos esses atores que se tornaram famosos interpretando esses personagens”, acrescentou. “Mas eles não são estrelas de cinema. Certo? Capitão América é a estrela. Thor é a estrela. Não sou a primeira pessoa a dizer isso. Acho que isso já foi dito um zilhão de vezes, mas são esses personagens da franquia que se tornam uma estrela.”

“Em 2005, se um ator estrelou um filme tão bom quanto os filmes da Marvel, então esse cara é uma estrela absoluta”, continuou ele. “Isso significa que as pessoas gostam dele ou dela e gostam deles e querem vê-los nas coisas. Sandra Bullock está em ‘Velocidade Máxima’ ​​e todos a acharam incrível. Todos se apaixonaram por ela… Ficaram empolgados com Sandra Bullock e queriam vê-la em outra coisa. Esse não é o caso agora. Queremos ver aquele cara [continuar] interpretando Wolverine ou qualquer outra coisa.”

A estrela de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, Simu Liu, da Marvel, respondeu no Twitter: “Se os únicos guardiões do estrelato cinematográfico fossem Tarantino e Scorsese, eu nunca teria tido a oportunidade de liderar um filme de mais de US$ 400 milhões. Estou maravilhado com o gênio cinematográfico deles. Eles são autores transcendentes. Mas eles não podem apontar o nariz para mim ou para ninguém. Nenhum estúdio de cinema é ou jamais será perfeito. Mas tenho orgulho de trabalhar com alguém que fez esforços contínuos para melhorar a diversidade na tela, criando heróis que capacitam e inspiram pessoas de todas as comunidades em todos os lugares. Eu amei a ‘”‘Era de Ouro’”‘ também .. mas era branco como o inferno.”