Cinema

Tarantino proibiu Christoph Waltz de ir aos ensaios em ‘Bastardos Inglórios’ para surpreender elenco

Quentin Tarantino declarou oficialmente que Hans Landa de “Bastardos Inglórios” é o personagem mais divertido…

(Foto: Divulgação)

Quentin Tarantino declarou oficialmente que Hans Landa de “Bastardos Inglórios” é o personagem mais divertido que ele já escreveu. O roteirista e diretor se juntou ao podcast “The Moment” de Brian Koppelman nesta semana e discutiu em detalhes o processo de seleção do personagem vilão, mas ainda mais interessante é o que aconteceu quando Tarantino encontrou seu Hans Landa no ator Christoph Waltz.

Waltz foi tão surpreendente no papel que Tarantino decidiu alterar a forma como preparava seus atores durante a pré-produção. Muitos dos atores não alemães do elenco não tinham ideia de quem era Waltz, e Tarantino queria chocá-los durante as filmagens.

“Eu me reuni com Christoph antes de começarmos a leitura do grande roteiro com o elenco. Eu disse a ele: ‘Não estou fazendo isso para ser um jogo perverso … todo mundo está tão curioso para saber quem está interpretando Hans Landa. Eu não quero que você seja ruim na leitura do roteiro, mas quero que você se segure muito. Não quero que pensem que estão tendo um vislumbre de quem você realmente será. Em uma escala de um a 10, seja seis. Seja bom o suficiente, apenas bom o suficiente. Não quero que você esteja competindo com ninguém e, se estiver competindo, perca. Eu não quero que eles saibam o que você tem ou que eles tenham um controle sobre Landa.”

Waltz concordou com o pedido de Tarantino, mas o diretor não parou por aí:

“Na mesma linha, com exceção do fazendeiro francês, não quero que você ensaia com os outros atores antes de filmar. Não quero que Diane Kruger ou Brad Pitt conheçam suas habilidades com a arma até que as câmeras estejam gravando.”

Waltz concordou novamente, mas ele ainda queria ensaiar seu diálogo antes da fotografia principal e perguntou a Tarantino se poderia ajudá-lo. Tarantino concordou, e os dois ensaiaram o roteiro juntos antes das filmagens. O único ator com quem Tarantino permitiu que Waltz ensaiasse com antecedência foi Denis Ménochet, que estrelou a cena de abertura como o fazendeiro francês Perrier LaPadite. A abertura é um intenso jogo de duas mãos entre Valsa e Ménochet, e Tarantino sabia que os ensaios entre os dois personagens seriam essenciais para tirar o máximo da cena.

Por seu papel como Hans Landa, Christoph Waltz ganhou o prêmio de Melhor Ator em Cannes e o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Tarantino disse à revista Empire no verão passado que Hans Landa apresentou um conjunto único de desafios que ele raramente enfrentou ao escrever outros personagens.