Threads, rival do Twitter, chega a 15 milhões de usuários doze horas após lançamento
Rede social prevê textos curtos de até 500 caracteres, com fotos, links e vídeos
Doze horas depois de seu lançamento, na noite da última quarta-feira (5), o “Threads“, rede social desenvolvida pela equipe do Instagram, alcançou mais de 15 milhões de usuários, incluindo perfis de famosos. A informação foi compartilhada por Mark Zuckerberg, proprietário da Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp. No entanto, esse número ainda está bastante distante dos mais de 300 milhões de usuários do Twitter.
“Deveria existir um aplicativo de conversas públicas com mais de um bilhão de pessoas”, afirmou o CEO da Meta em um post anterior no Threads. “O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não conseguiu. Esperamos que nós possamos”.
O usuário do aplicativo pode fazer o login usando a sua conta do Instagram. Os posts na rede social podem ter até 500 caracteres, sendo que links, fotos e vídeos de até 5 minutos também poderão ser incluídos.
No Threads, as pessoas podem postar textos e links e responder ou repassar mensagens de outros internautas. É possível ainda transferir suas listas de seguidores e nomes de contas existentes do Instagram.
Segundo Connor Hayes, vice-presidente de produto, muitos dos usuários influentes do Instagram vinham pedindo à Meta que criasse um aplicativo baseado em texto. “Os usuários estavam nos dizendo: ‘Queremos uma alternativa ao que existe por aí e não queremos começar do zero e ter que construir um público a partir do zero'”, disse Hayes sem mencionar especificamente o Twitter.
Informações pessoais do Threads, rival do Twitter
O aplicativo da Meta solicita acesso a informações pessoais, financeiras, dados de saúde e condicionamento físico, bem como mensagens de outros aplicativos. Essas informações não são coletadas pelos concorrentes, como o Twitter.
Segundo Bruno Bioni, diretor fundador do Data Privacy Brasil, o acesso a dados financeiros e de saúde em redes sociais pode ser excessivo e requer uma justificativa proporcional para seu uso.
A Meta afirma que utilizará esses dados para análises, funcionamento do aplicativo, prevenção de fraudes e gerenciamento de contas. No entanto, Bioni considera essas alegações vagas.