Clássico

‘Top Gun’: Cena de vôlei na praia quase fez diretor Tony Scott ser demitido

Uma das cenas mais icônicas do clássico “Top Gun – Ases Indomáveis” de 1986 irritou…

(Foto: Divulgação)

Uma das cenas mais icônicas do clássico “Top Gun – Ases Indomáveis” de 1986 irritou tanto os executivos da Paramount que o falecido cineasta Tony Scott poderia ter perdido o emprego, de acordo com os editores indicados ao Oscar que trabalharam no clássico filme.

A cena de vôlei na praia com os personagens sem camisa, Tom Cruise de calça jeans e todos bem suados com o sol ao fundo permaneceu um fascínio da cultura pop por 36 anos. Para capturar a magia, Scott passou um dia inteiro nas filmagens, algo que o estúdio não esperava para a cena, que tinha apenas um parágrafo no roteiro.

“Essa cena foi roteirizada como um jogo real”, disse o editor Chris Lebenzon no episódio desta semana do podcast Behind the Screen do THR. “Eles mantiveram a pontuação e tudo – e Tony filmou como um comercial, e eles ficaram com raiva.”

O colega editor Billy Weber acrescentou: “O estúdio estava tão chateado. O chefe de produção, Charlie McGuire, disse: ‘Vou demiti-lo’… porque ele passou um dia inteiro filmando essa cena”.

Weber e Lebenzon estão olhando para trás em homenagem ao lançamento de “Top Gun: Maverick”, a tão esperada sequência que estabeleceu um recorde de bilheteria no Memorial Day no último fim de semana. A dupla foi indicada ao Oscar por seu trabalho em “Top Gun – Ases Indomáveis”, que recebeu um total de quatro indicações e ganhou um Oscar por sua canção de amor, “Take My Breath Away”, interpretada pela banda Berlin.

Mas Weber reflete sobre a raiva daquela cena de vôlei: “E então é claro que é uma das cenas mais famosas de um filme”.