Música

Vinte bandas para ouvir no Dia Mundial do Rock

Hoje é dia de rock, bebê! Além de Goiânia ser capital do sertanejo, também é…

Hoje é dia de rock, bebê! Além de Goiânia ser capital do sertanejo, também é a capital nacional do rock independente: parece que em cada esquina existe um grupo diferente tirando o próprio som e correndo atrás pra fazer acontecer.

 

Em homenagem a esses guerreiros da música, que muitas vezes ralam demais pra fazer música de qualidade sem receber nada em troca, nós separamos uma pequena amostra do inesgotável talento musical do goianos.

 

Sabemos que muitas bandas ficaram de fora, mas todas elas merecem esta homenagem por fazerem da cidade uma efervescente Goiânia Rock City. Aumenta o som aí!

 

1. Boogarins

Os caras do Boogarins não andam fazendo muitos shows por aqui, mas por um bom motivo: andam muito ocupados fazendo shows na gringa, especialmente nos EUA. A banda progressiva goiana conquistou corações e mentes pelo mundo e é uma ótima pedida para este dia.

2. Chá de Gim

O Chá mistura um som lisérgico com a medida certa de pop, fazendo deles uma das bandas goianas que mais tocam no rádio. Algumas pessoas até ficam surpresas ao descobrir que eles são daqui! Tente não dançar com o som envolvente deles.

 

3. Carne Doce

A Carne Doce é uma banda relativamente nova, mas que já está tocando com destaque nos principais festivais goianos. Com a performática vocalista Salma Jô à frente, a banda traz um som delicioso de se ver e ouvir, seja em casa ou ao vivo.

 

 

4. Indústria Orgânica

A Indústria mistura um rock pop dançante e de qualidade com temas e jargões goianos, dando um verdadeiro sabor de pé rachado a um rock que é de casa. A banda ainda não é uma das mais famosas na cidade, mas sua música de qualidade está rapidamente crescendo em todos os comedores de pequi.

 

 

5. Cambriana

Com uma pegada indie e toques eletrônicos, a Cambriana pode facilmente ser confundida com uma banda obscura finlandesa ou algo assim. Com maestria, o som do grupo consegue misturar o tom certo de experimentalismo na medida para ser atrativo para os não iniciados.

 

 

6. Lobinho e Os três Porcão

Terra de HC-137 e mais uma centena de bandas punk e de hardcore, Goiânia também possui um agitado submundo do submundo musical. Na dianteira do punk rock, estão os caras do Lobinho e Os três Porcão com um som sujão de qualidade.

 

7. Hellbenders

Esta é outra banda que já ganhou destaque internacional: os caras são os únicos brasileiros a ser convidados pra gravar no Rancho de La Luna, do Eagles of Death Metal. Ou seja, não são apenas uma grande banda goiana, mas um marco na História do rock brasileiro.

 

 

8. Black Drawing Chalks

A BDC está em hiato por tempo indefinido (ou acabou, dependendo pra quem você perguntar), mas deixou para trás dois dos melhores discos que Goiânia Rock City já viu.

 

 

9. Girlie Hell

Goiânia também é girl power no hard rock fantástico da banda inteiramente feminina Girlie Hell. Na labuta já há alguns anos, as meninas conquistaram seu espaço entre as maiores bandas goianas a custa de muito suor e rock’n roll.

 

 

10. Rollin’Chamas

Goiano é muito zoeiro e merecia uma banda agente do caos. Essa é a Rollin’Chamas, conhecida por levar sofás e fazer churrasquinho em seus shows. Isso saiu errado: levavam sofás e faziam espetinhos de carne! Não churrasco do sofá! Embora eu não fosse ficar surpreso…

 

 

11. Violins

Se você sente falta daquele seu All Star sujo, da camisa xadrez e do cabelão na sua cara, a Violins veio pra tirar a sua alma grunge enrustida do armário. Veteranos, os caras conseguem misturar rock pauleira com seleções de MPB, resultando em um som muito louco.

 

 

12. Luxúria de Lilith

Hora de ir pra floresta e agir como um troll! Também parte do submundo do submundo, Goiânia possui algumas bandas de BLack Metal, digo, HORDAS de Black Metal. A Luxúria é a mais proeminente delas e no momento está fazendo uma turnê de disco novo lá pelo Sul, conhecido como a parte mais Black Metal Tr00 do país.

 

 

13. Cherry Devil

A Devil é outra que deslizou para um silêncio estudado nos últimos anos, mas seu som extremamente dançante e envolvente deixa saudades e muitos corações órfãos.

 

 

14. Heaven’s Guardian

Além de Heavy Metal, Black Metal e Hard Rock, Goiânia também tem Power Metal. Se você gosta de Blind Guardian, Angra e Rhapsody of Fire, o som do Heaven’s Guardian foi feito pra você.

 

 

15. Peixefante

Na mesma vibe dos Boogarins, a Peixefante faz um som progressivo profundamente experimental e frito no melhor dos sentidos. Seu primeiro disco, Lorde Pacal, é curto para o padrão progressivo e traz uma sonzeira de primeira qualidade.

 

16. HC-137

Se falamos do Lobinho, temos que falar da HC-137, ou Horrores do Césio 137 para os íntimos. É apenas a banda punk mais influente do Cerrado e de que vez em quando ainda se reúne e faz uns shows por aí, além de ser uma das primeiras a atrair atenção nacional.

 

 

17. Atomic Winter

A Atomic também é um hardcore de primeira qualidade e chama a atenção por ser um dos grupos punks mais pesados da cidade. Vale a pena conferir o som e o show dos caras e se deixar entrar na rodinha de HC sem medo de ser feliz.

 

 

18. Mugo

A maior parte das pessoas pra quem você perguntar, vai te dizer que o Mugo é pauleira. Essa é uma boa definição, especialmente porque se você olha pros caras, você não imagina o vocal gutural e os riffs pesadíssimos da banda. Vale a pena dar uma sacada.

 

 

19. Overfuzz

A Overfuzz é outra stoner que teve que ralar muito para cavar o seu lugar de destaque na cena da cidade. Hoje, você provavelmente vai poder ver os caras em todos os principais festivais e eventos que rolam por aqui.

 

 

20.Aurora Rules

Mesmo com nome em inglês, a Aurora Rules canta em português com um gutural que não fica atrás do Mugo. Isso é aliado a riffs rápidos, dando um tempero e uma pegada diferente para o sabor do rock local.