12º LUGAR

Com 21 medalhas, Brasil termina com melhor campanha na história das Olimpíadas

As Olimpíadas de Tóquio marcam o melhor desempenho brasileiro na história. A 12ª posição no…

Em Tóquio, Brasil teve mais medalhas e melhor posicionamento nas Olimpíadas
Foto: Gaspar Nóbrega/COB

As Olimpíadas de Tóquio marcam o melhor desempenho brasileiro na história. A 12ª posição no quadro geral de medalhas veio com 21 conquistas dos atletas do país.

Foram 339 eventos disputados em solo japonês. Até então, a melhor campanha brasileira havia sido nos Jogos do Rio-2016, com a 13ª posição, com 19 medalhas no total (sete ouros, seis pratas e seis bronzes). No geral, os Estados Unidos venceram, com medalhas no último dia, disputa acirrada contra a China: 39 ouros (113 medalhas totais) contra 38 douradas dos asiáticos (88 ao todo).

Na edição 2020/2021 das Olimpíadas, o Brasil teve sete ouros, seis pratas e oito bronze (relembre todas abaixo). As estreias do surfe e do skate serviram para impulsionar o desempenho nacional, com quatro medalhas. Com três medalhas, o boxe do país também seguiu mostrando sua força.

Campeões mundiais, Ítalo Ferreira e Ana Marcela Cunha colocaram uma nova conquista nas suas galerias. Foram dois bicampeonatos olímpicos (consecutivos): Kahena Kunze e Martine Grael na vela, além do futebol masculino. Rebeca Andrade fez história, ganhando não só a primeira medalha da ginástica feminina, como duas, inclusive um ouro. Isaquias Queiroz se tornou um dos maiores esportistas da história do Brasil, ao faturar sua quarta medalha (desta vez, com o tão sonhado ouro).

A grande surpresa

Foram vários resultados positivos, desempenhos históricos, mas nenhum surpreendeu tanto quanto o tênis feminino brasileiro. Com uma dupla inscrita às vésperas das Olimpíadas, Laura Pigossi e Luisa Stefani derrubaram três favoritas, com viradas impressionantes, especialmente na disputa do terceiro lugar – algo que beirou o inacreditável, salvando quatro match points adversários -, e faturaram uma inédita e histórica medalha para a modalidade.

Decepções

Como pontos negativos do Brasil, os resultados no vôlei. Entre possíveis seis medalhas (quatro no vôlei de praia e duas na quadra), apenas as mulheres da quadra tiveram uma conquista, com a prata. Nas areias, o Brasil não chegou, ao menos, as semifinais.

Relembre todas as medalhas brasileiras nas Olimpíadas:

Ouros:
-> Ítalo Ferreira no surfe
-> Rebeca Andrade nos Saltos – Ginástica Artística
-> Kahena Kunze e Martine Grael na classe 49er FX – Vela
-> Ana Marcela Cunha na Maratona Aquática
-> Isaquias Queiroz no C1 1.000m – Canoagem de Velocidade
-> Hebert Conceição no boxe masculino
-> Futebol masculino

Prata:
-> Kelvin Hoefler no skate street
-> Rayssa Leal no skate street
-> Rebeca Andrade no individual geral da Ginástica Artística
-> Pedro Barros no skate park
-> Beatriz Ferreira no boxe feminino
-> Vôlei feminino

Bronze:
-> Daniel Cargnin no judô
-> Fernando Scheffer na natação
-> Mayra Aguiar no judô
-> Laura Pigossi e Luisa Stefani no tênis feminino – Duplas
-> Bruno Fratus na natação
-> Alisson dos Santos nos 400m com barreiras – Atletismo
-> Abner Teixeira no boxe
-> Thiago Braz no Salto com Vara – Atletismo

Confira como ficou o Quadro de Medalhas: