Aprendizado

Árbitra goiana participa de curso para jovens talentos da Conmebol: “Experiência sensacional”

A goiana Michelle Safatle, que quebrou um jejum de 16 anos sem uma arbitragem feminina…

Michelle Safatle na Conmebol
Árbitra goiana, Michelle Safatle, participou de um curso na Conmebol e foi a única representante do estado. Foto: Arquivo pessoal

A goiana Michelle Safatle, que quebrou um jejum de 16 anos sem uma arbitragem feminina no Campeonato Goiano, passou por um aprendizado nesta última semana na Conmebol. A profissional viajou para Luque, cidade paraguaia que fica ao lado da capital Assunção, onde esteve no curso “Jovens Talentos 2022” da confederação da América do Sul ao lado de outros brasileiros, mas apenas ela do estado de Goiás.

O curso aconteceu pela primeira vez de maneira presencial desde o início da pandemia, onde havia se mantido apenas online. Michelle recebeu o convite através da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assim como outros quatro homens: Ramon Abatti (SC), Paulo Zanovelli (MG), Luanderson dos Santos (BA) e Nailton Oliveira (CE). Além deles, também viajou um instrutor técnico do Brasil, Roberto Perassi, que faz parte da comissão nacional de arbitragem da CBF.

“Foi uma experiência sensacional, única e uma oportunidade gigantesca, sou muito grata à CBF e FGF. Pude aproveitar cada momento e aprendizado que tive por lá, falamos em espanhol e não tive nenhuma dificuldade de comunicação. Consegui ter um bom desempenho. Tivemos testes físicos e graças a Deus tudo com êxito. Foi uma experiência válida, esses cursos são muito bons, é como se fosse uma forma de reciclagem e também de mostrar quem somos e o meu nível de arbitragem. Eles querem conhecer todos que participam. Lidamos com ex-árbitros, pessoas de alto nível e compartilhamos cultura. Volto com mais gás e vou continuar correndo atrás do meu sonho”, destacou Michelle Safatle para o Mais Goiás.

No total, foram convocados cerca de 50 árbitros das 10 associações de futebol da América do Sul, para ficarem entre os dias 20 e 23 deste mês para as atividades. Os árbitros conheceram toda a estrutura da Conmebol, assim como realizaram as atividades no campo da entidade, que fica na mesma rua que a sede, o Museu do Futebol e o Hotel Bourbon.