Paraguaio

Árbitro conhecido por aplicar muitos cartões comanda duelo do Atlético Goianiense na Sul-Americana

Após uma goleada sofrida na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético Goianiense tem que…

Eber Aquino, árbitro paraguaio
Responsável pelo jogo do Atlético Goianiense e Nacional, Eber Aquino tem histórico de muitos cartões. Foto: Divulgação

Após uma goleada sofrida na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético Goianiense tem que voltar suas atenções para a Copa Sul-Americana. Após eliminar o Olimpia-PAR nas oitavas de final, o rubro-negro terá o Nacional-URU pela frente. O primeiro jogo acontece nesta terça-feira (2), às 19h15 (horário de Brasília), no estádio Gran Parque Central. Para esse duelo, a Conmebol designou a arbitragem de Eber Aquino-PAR, conhecido pela quantidade de cartões amarelos aplicados.

Além de Eber Aquino, a arbitragem vai contar com os assistentes Eduardo Cardozo-PAR e José Cuevas-PAR, além do árbitro de vídeo Carlos Benítez-PAR. Quem vai comandar dentro de campo, Eber, é conhecido pelos cartões amarelos excessivos em seu histórico. Em 2018 ele ficou conhecido após expulsar o zagueiro Dedé, no duelo entre Cruzeiro e Boca Juniors, na Libertadores, lance que foi anulado pela própria Conmebol e o defensor participou do outro jogo.

Outra partida em que Eber Aquino se tornou o protagonista foi na final do Campeonato Paraguaio em 2015, entre Olimpia e Cerro Porteño. Naquela oportunidade, após empatarem nos pontos corridos, os clubes precisaram realizar um jogo extra, conforme determinado pelo regulamento. Durante a partida, Miguel Paniagua, do Olimpia, finalizou para o gol e Oviedo, do Cerro, defendeu com a mão. O árbitro não marcou a penalidade e deu escanteio para os alvinegros

Nesta temporada, Eber Aquino foi utilizado em apenas um jogo na Copa Sul-Americana e apresentou cinco cartões amarelos. Pela Libertadores, são cinco partidas e 29 amarelos, além de um vermelho. No Campeonato Paraguaio, entre Clausura e Apertura, foram nove jogos, com 41 amarelos e um vermelho. Em sua carreira, são mais de 650 cartões amarelos apresentados, em 115 jogos.