Luta

Atleta de Anápolis conquista título mundial em torneio de Muay Thai na Tailândia

Bianca Souza foi campeã na categoria 56/58kg e foi a primeira goiana a conquistar um título mundial

Rosemberg Feliz Lopes e Bianca Souza
Rosemberg Feliz Lopes e Bianca Souza, após ela conquistar o título mundial na Tailândia. Foto: Arquivo pessoal

Foram 16.740km percorridos de Anápolis até Pattaya-TAI, mas Bianca Souza conseguiu se sagrar campeã mundial de Muay Thai. Natural da cidade do interior goiano, mas residindo na capital, a atleta foi convocada para o World MuayThai Championship e ficou no lugar mais alto do pódio ao superar todas as adversárias na última semana.

O campeonato contou com a presença de dois goianos, Bianca Souza e Rosemberg Feliz Lopes, que foi o head coach da equipe. Além deles, e outros cinco brasileiros presentes, o torneio também contou com participantes da Tailândia, Irlanda, Filipinas, Espanha, Irã, Argélia, Rússia, entre outros. No lado feminino, Bianca Souza competiu na categoria 56/58kg, venceu todas as adversárias e se sagrou a primeira atleta feminina do Estado de Goiás campeã Mundial.

“Eu comecei no Muay Thai em 2020, e devido a pandemia acabei me mudando para Goiânia. A faculdade estava sendo online, então consegui continuar meus estudos à distância e treinar. Me aventurei alguns meses no Jiu Jitsu, mas depois veio a curiosidade de treinar Muay Thai para competir, começando do zero, mas a minha consciência corporal e outras habilidades que desenvolvi na capoeira me ajudaram também no início. Em 2020 comecei os treinos, e logo no mesmo ano fiz minha primeira luta onde consegui a vitória. Depois em 2021 fiz duas lutas, sendo uma em São Paulo no Portuários Stadium, o primeiro Estádio de Muaythai do Brasil”, disse Bianca Souza ao Mais Goiás.

O esporte não é algo novo na família de Bianca Souza, que tem um irmão, Mateus Henrique, graduado e professor de capoeira em Anápolis. O pai dela, não chegou a praticar nenhuma arte marcial, mas era maratonista e se aposentou após servir o Corpo de Bombeiros. Formada em psicologia, a goiana agora pretende passar uma temporada na Tailândia e buscar novas lutas no país.