Setembro Verde

Atlético Goianiense entra em campo nesta segunda (19) em apoio a campanha de doação de órgãos

O Atlético Goianiense entra em campo na noite desta segunda-feira (19) no encerramento da 27ª…

Elenco do Atlético Goianiense enfileirado no Accioly
Elenco do Atlético Goianiense vai entrar em apoio ao Setembro Verde. Foto: Alan Deyvid - ACG

O Atlético Goianiense entra em campo na noite desta segunda-feira (19) no encerramento da 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Além da necessidade da vitória para o rubro-negro, o Dragão também vai apoiar a doação de órgãos, em campanha junto ao Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que está mobilizando a sociedade sobre a importância desta causa. O duelo acontece às 20h (horário de Brasília), no estádio Antônio Accioly.

Os times de futebol já abraçaram a ideia e o Atlético Goianiense será o primeiro apoio público a entrar em campo. O time fará uma ação de apoio ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização para doação de órgãos e tecidos. A campanha, criada para marcar o Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado no dia 27, pretende conscientizar as pessoas sobre a importância dos transplantes para salvar vidas e assim aumentar o número de doações.

Antes do jogo entre Atlético Goianiense e Internacional, 11 transplantados entrarão em campo trajando uma camiseta com os dizeres “Um sim salvou minha vida”. O grupo de pessoas beneficiadas com transplantes de rim, coração, pulmão, pâncreas-rim, fígado e córneas também levarão uma faixa na qual estará escrito: “Diga sim à doação de órgãos! #avisesuafamília”.

“Esse apoio que recebemos do Atlético é muito importante para fortalecermos a cultura de doação de órgãos, um gesto de amor e generosidade que salva vidas”, avalia a gerente da Central de Transplantes do Estado de Goiás, Katiuscia Freitas. O Governo de Goiás vem estruturando hospitais e capacitando suas equipes para aumentar a realização de transplantes no Estado.

Doação

Para uma pessoa se tornar um potencial doador, basta apenas comunicar esse desejo à família. Não é mais necessário ter essa informação explícita em documento de identidade. Hoje em Goiás,1.500 pessoas aguardam por um transplante. O Estado é destaque nos transplantes de rins, mas por outro lado, a fila por doação de córneas aumentou devido ao período da pandemia.

De janeiro a julho deste ano foram realizados 329 transplantes de órgãos e tecidos em Goiás, sendo: rins, 55; fígado, 04; córneas, 246; medula óssea, 11 e músculo esquelético, 13.