Série A

Bahia vence, respira e Grêmio fica fora da Libertadores

Com um belo gol de falta do lateral Rafael Galhardo, ainda no primeiro tempo, o…

Com um belo gol de falta do lateral Rafael Galhardo, ainda no primeiro tempo, o Bahia venceu o Grêmio por 1 a 0 na noite deste domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O resultado, aliado às derrotas de Palmeiras e Vitória na rodada, deixam o time baiano ainda com chances de se manter na Série A no ano que vem. Já o Grêmio, que jogou desde os 30 minutos do primeiro tempo com um jogador a menos – o zagueiro Pedro Geromel foi expulso -, lutou, mas acabou vendo naufragar a chance de disputar a próxima edição da Libertadores. Melhor para o Corinthians, beneficiado pelo resultado, que se garantiu na competição sul-americana.

A partida começou com muito estudo por parte dos times, que pareciam sentir o peso da necessidade da vitória. Apenas a partir dos 15 minutos o Bahia começou a se soltar – e rapidamente começou a levar perigo ao gol defendido por Marcelo Grohe. A primeira grande chance da equipe baiana foi aos 19 minutos, com William Barbio, que aproveitou uma sobra da zaga para chutar de sem-pulo, para grande defesa do goleiro gremista. Pouco depois, foi a vez de Henrique exigir duas grandes intervenções de Grohe, aos 21 e aos 25 minutos. O primeiro chute a gol com relativo perigo do Grêmio veio só aos 27, com Ramiro, mas a bola subiu muito.

Aos 29 minutos, veio o lance que determinou o rumo da partida. Lançado, Henrique ganhou de Pedro Geromel na corrida e, seguindo sozinho em direção ao gol, deixou ao zagueiro gremista apenas a opção de fazer a falta. Geromel acabou expulso pelo lance. Na cobrança, Rafael Galhardo bateu com categoria, por cima da barreira, no canto direito de Grohe, que ficou apenas olhando a bola entrar.

Mesmo com um a menos, o Grêmio voltou para o segundo tempo com o atacante Everton no lugar do volante Fellipe Bastos e tentando pressionar o Bahia. Por outro lado, a equipe mandante recuou, preocupada em segurar o resultado. O time gaúcho passou a criar boas oportunidades – apenas entre os 11 e os 21 minutos, foram quatro, concluídas por Barcos, Werley, Everton e Zé Roberto. As duas primeiras foram defendidas por Marcelo Lomba e as outras duas passaram muito perto do gol. Aos 45 minutos, Barcos ainda teve uma última chance clara de gol, com liberdade, dentro da área, mas o chute acabou defendido por Lomba.

Na última rodada, o Bahia joga as últimas fichas para ficar na Série A contra o Coritiba, em Curitiba, no domingo, às 17 horas. Além de vencer a partida, a equipe tem de torcer por uma derrota do Palmeiras, que recebe o Atlético-PR, e para que o Vitória não vença o Santos, em Salvador. O Grêmio, já sem pretensões, recebe o Flamengo em Porto Alegre, também no domingo, às 17 horas.

FICHA TÉCNICA:
BAHIA 1 X 0 GRÊMIO

ÁRBITRO – Dewson Fernando Freitas da Silva (PA).
GOLS – Rafael Galhardo, aos 31 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Fahel, Pará (Bahia); Zé Roberto, Bressan (Grêmio).
CARTÃO VERMELHO – Pedro Geromel (Grêmio).
RENDA – R$ 130.032,50.
PÚBLICO – 5.139 pagantes.
LOCAL – Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

BAHIA – Marcelo Lomba; Roniery (Rafael Miranda), Lucas Fonseca, Titi e Pará; Fahel, Bruno Paulista, Rafael Galhardo (Feijão) e Rômulo; William Barbio (Jeam) e Henrique. Técnico: Charles Fabian.

GRÊMIO – Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Zé Roberto; Walace, Ramiro, Fellipe Bastos (Everton) e Luan (Werley); Dudu (Erik) e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.