11 anos

Com liminar da justiça, atleta goiana é autorizada a ser inscrita na Taça Brasil de Futsal

O sonho de uma criança de 11 anos segue com a possibilidade de ser alcançado.…

Jovem atleta goiana com suas conquistas
Após contar com uma liminar da justiça, a jovem Maria Fernanda pode ser inscrita, mas decisão cabe recurso. Foto: Arquivo pessoal

O sonho de uma criança de 11 anos segue com a possibilidade de ser alcançado. Após ser impedida de disputar a edição da Taça Brasil de Futsal, a jovem goiana Maria Fernanda obteve uma liminar na justiça que autoriza a sua inscrição no torneio sub-11 desta temporada. A competição está prevista para começar no dia 4 de setembro, em João Pessoa-PB.

A família de Maria Fernanda entrou com uma ação na justiça em busca de conseguir a autorização e após alguns dias, a liminar veio. A decisão é do juiz Éder Jorge, da 20ª Vara Cível da Comarca de Goiânia. Com isso, a jovem goiana está liberada para ser inscrita pelo Formiguinhas, equipe em que ela disputou, ao lado de meninos, e conquistou o título estadual para confirmar sua vaga na Taça Brasil.

“Queremos agradecer muito a todos que tem nos apoiado nesta causa da Maria Fernanda (e também de todas as meninas que sonham em serem respeitadas e aceitas no futebol)! A primeira etapa foi vencida e conseguimos a liminar favorável para que ela participe da Taça Brasil, mas ainda cabe recurso, portanto, a luta continua”, disse a mãe da jovem, Fernanda Rodrigues.

A decisão ainda não é definitiva já que cabe recurso por parte da CBFs (Confederação Brasileira de Futsal). De acordo com o comunicado emitido pela entidade para a família da jovem, eles seguem o protocolo da Fifa (Federação Internacional de Futebol) e separam a competição por idade e gênero, não realizando torneios mistos. Apesar disso, as categorias de base começam apenas no sub-15, antes disso não há exclusivamente para meninas e por isso ela treina e compete junto com os meninos.

O juiz estabeleceu multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento. A liminar foi deferida em caráter de urgência, levando em consideração a data do início do torneio. Também foi dito, pelo magistrado, que a competição por contar com a presença de crianças, não tem nenhum prejuízo técnico.