Fórmula 1

Com reviravoltas e Safety Car, Verstappen ultrapassa Hamilton no fim e é campeão mundial

A última corrida foi um “teste para cardíaco” para o fã da Fórmula 1 na…

Carro do Max Verstappen, da Red Bull, no GP de Abu Dhabi
Max Verstappen ultrapassou Hamilton na última volta para se tornar campeão mundial. Foto: Divulgação/Red Bull Racing

A última corrida foi um “teste para cardíaco” para o fã da Fórmula 1 na manhã deste domingo (12). No GP de Abu Dhabi, Max Verstappen e Lewis Hamilton entraram empatados para a decisão da temporada da maior categoria do automobilismo mundial. Quem levou a melhor foi o holandês da Red Bull que conquistou pela primeira vez na carreira o título mundial.

Uma corrida cheia de reviravoltas do início ao fim. Logo na largada, Hamilton que havia começado na segunda posição, de pneu médio, passou Verstappen, que saiu com pneu macio. Poucas curvas depois, o holandês tentou a ultrapassagem e mergulhou por dentro, mas o britânico cortou a curva e passou reto, para evitar a batida. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu não investigar, o que causou reclamação por parte da Red Bull.

Com um pneu mais adequado e um ritmo melhor, Hamilton abriu uma grande vantagem para Verstappen. Após ambos pararem, Lewis travou uma longa batalha com Sérgio Pérez, da Red Bull, é viu Max encostar, mas sem chances de disputar posição.

A corrida ainda reservava mais surpresas, quando um Safety Car Virtual colocou a prova de Hamilton em dúvida. Max parou para trocar o pneu e Lewis não. O piloto holandês não conseguiu diminuir a vantagem após muitas voltas e o título parecia encaminhar para ser o oitavo do britânico, o que o transformaria no maior colecionador da história, ultrapassando o alemão Michael Schumacher.

Nas últimas voltas, a cartada final da Fórmula 1. Latifi e Mick Schumacher se encostaram e o piloto da Williams bateu no muro. O Safety Car foi acionado e após os pilotos se organizarem na ordem correta, Max tinha uma volta para ultrapassar Lewis e ele conseguiu. Em uma disputa frenética para pouco tempo, Verstappen cruzou a linha de chegada em primeiro e assim ficou com o título mundial de pilotos, inédito para o jovem holandês de 24 anos.