Fórmula 1

Daniel Ricciardo se machuca nos treinos livres e está fora do GP da Holanda

No acidente, Ricciardo manteve a mão no volante e, quando houve o impacto, o volante se mexeu de forma violenta e machucou sua mão

Daniel Ricciardo chegando no pit lane da Holanda
Daniel Ricciardo se lesionou durante um acidente no tempo livre e ficará fora do fim de semana. Foto: Divulgação - AlphaTauri

Daniel Ricciardo sofreu uma fratura na mão esquerda, nesta sexta-feira (25), em acidente sofrido nos treinos livres e está fora do GP da Holanda. O australiano será substituído por Liam Lawson, que fará sua estreia na F1.

A reportagem acompanhou de perto a movimentação no centro médico após uma estranha batida que também envolveu o outro australiano do grid, Oscar Piastri, que perdeu o controle da McLaren e foi para o muro. Vindo logo atrás, Ricciardo só viu a McLaren em cima da curva, e também perdeu o controle. Ele logo sentiu o punho esquerdo, e sofreu para sair do carro.

No acidente, Ricciardo manteve a mão no volante e, quando houve o impacto, o volante se mexeu de forma violenta e machucou sua mão. A fratura é em um dos metacarpos, ou seja, em um dos ossos que ligam os dedos ao punho.

No centro médico, havia certa tensão entre os membros da equipe e, depois de cerca de 15 minutos, o empresário de Ricciardo chegou por lá para levá-lo ao hospital em Haarlem, cidade vizinha.

Os voluntários do circuito tentaram encobrir o piloto, mas foi possível ver o australiano com uma tipóia imobilizando o braço esquerdo e com o semblante sério. Horas depois, a equipe confirmou uma fratura.
Quem assume o cockpit da AlphaTauri é Liam Lawson, piloto que vem andando muito bem, mas que não tem nenhuma experiência na F1.

Esse, inclusive, foi um dos fatores que fizeram o time optar por Ricciardo quando foi decidido que Nyck De Vries seria substituído: sem experiência, Lawson poderia ser ‘queimado’ andando com um dos carros mais fracos do grid. Agora, o neozelandês terá um batizado de fogo. Ele terá apenas uma sessão de treinos livres de 1h antes de ir para a classificação do GP da Holanda.

Os fiscais de pista que atenderam Ricciardo devolveram seu carro para a equipe com um bilhete desejando melhoras ao piloto, que faz seu terceiro GP desde o retorno do grid da F1.

MCLAREN REPETE SILVERSTONE E VAI BEM NOS TREINOS LIVRES

As McLaren estiveram rápidas nas retas. Piastri, usando a asa traseira que o time trouxe para o GP da Holanda, estava inclusive mais veloz que Lando Norris, que estava com a asa antiga e foi o mais rápido da sexta-feira.

Já era esperado que eles andassem bem em Zandvoort pois o circuito lembra alguns elementos de Silverstone, e a Red Bull muitas vezes anda mais pesada e tirando menos do motor na sexta-feira. Ainda assim, Max Verstappen, que liderou a primeira sessão de treinos livres do dia, disse que o carro está “fazendo coisas estranhas” nas curvas de média velocidade, então há escopo para melhora.

Falando em Silverstone, outro time que andou bem lá e repetiu a dose nesta sexta-feira em Zandvoort foi a Williams, apontando que esta possa ser uma boa oportunidade para o time pontuar a se segurar no sétimo lugar entre as equipes.

Quem não começou tão bem foi a Ferrari. Ventou muito nesta sexta-feira em Zandvoort e o carro italiano, como de costume, sofreu. Os pilotos reclamaram da dificuldade de controlar o carro. E faltou velocidade para a Mercedes nesta sexta-feira, ou seja, é outro time que vai focar nos números para tentar melhorar o carro para a importantíssima classificação, numa pista em que a média de ultrapassagens não é alta. A definição do grid será às 10h da manhã deste sábado (26).