CAMPANHA

Em Goiânia, pilotos da Stock Car fazem campanha contra o tabagismo

Goiânia recebeu no último final de semana a 7ª etapa da Stock Car

Lucas Foresti (esquerda) e Gaetano Di Mauro (direita). Foto: Duda Bairros

Esta terça-feira (29) é a data lembrada como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em uma campanha contra esse vício, a Stock Car realizou no último final de semana, em Goiânia, uma bateria de exames com vários pilotos em uma campanha de combate ao tabagismo. Vale lembrar que o Autódromo Internacional Ayrton Senna, na capital goianiense, recebeu a 7ª etapa da Stock Car no último sábado (26) e domingo (27).

Durante o intervalo das atividades da Stock Car, em Goiânia (GO), o tricampeão Ricardo Maurício, o campeão Gabriel Casagrande e os vencedores de GPs da Stock Lucas, Gaetano Di Mauro e Cesar Ramos realizaram exames em um aparelho de espirometria sob supervisão de pneumologistas. A avaliação do sistema respiratório é indolor e não-invasiva.

Em tom de brincadeira, o teste logo virou uma competição entre os pilotos para ver quem atingiria o melhor índice. O “vencedor” foi Cesar Ramos, que também venceu dentro das pistas. Ele ficou com a vitória na primeira corrida da Stock Car em Goiânia no domingo (27). “Acho que neste tipo de ação todos saem vencedores. O importante é dar o alerta para as pessoas sobre os riscos do tabagismo”, disse Cesar Ramos.

A avaliação também foi uma novidade para os pilotos. “Nunca tinha feito esse teste do espirômetro. Foi uma ótima oportunidade para me avaliar”, contou Lucas Foresti. Gaetano Di Mauro complementou: “É muito legal porque mostra a nossa capacidade respiratória, um índice importante na nossa profissão. E, como nunca fumei, estava esperando um bom resultado, o que realmente aconteceu”, disse.

Gabriel Casagrande se mostrou muito descontraído ao fazer o exame. “Foi meio complicado [risos], porque a gente não está acostumado a soprar de boca aberta. Mas estou muito bem, meu pulmão está ótimo, conforme avaliou a Dra. Eu não fumo, odeio cigarro, que é um vício que mata muita gente, até por falta de conscientização. Então é importante sempre participar de ações como a de hoje e ficar longe do cigarro”, completou.