Fora do País

Ex-Atlético-GO e Aparecidense, Busatto é o goleiro que mais ficou sem sofrer gol no Campeonato Búlgaro

Ele não foi vazado em 15 dos 29 jogos que disputou pelo CSKA Sofia

Busatto comemorando gol pelo CSKA Sofia
Busatto comemorando gol pelo CSKA Sofia na Bulgária. Foto: Arquivo pessoal

No último domingo (21), chegou ao fim a temporada regular do Campeonato Búlgaro. Entre os goleiros que disputam a primeira divisão do país, um brasileiro aparece em destaque: Gustavo Busatto, ex-Atlético-GO e Aparecidense.

Jogador do CSKA Sofia, Busatto é o arqueiro que mais ficou sem sofrer gol nesta edição da liga. Ele não foi vazado em 15 dos 29 jogos que disputou. Além disso, tem a menor média de gols sofridos entre todos os goleiros da competição (0,7). Os dados são da plataforma Sofascore.

“Acredito que esses números são reflexo do trabalho diário. Meu e de toda a equipe. Temos feito bons jogos defensivamente e fico feliz por conseguir deixar a minha parcela de contribuição”, disse o brasileiro, de 33 anos, revelado pelo Grêmio.

Passada a temporada regular, os seis primeiros colocados partem para um hexagonal final, que decidirá o campeão búlgaro, além dos representantes do país nas competições europeias. A pontuação é mantida e os times se enfrentam em turno único — totalizando mais cinco jogos para cada equipe.

O CSKA Sofia terminou a temporada regular como vice-líder, e estreia no hexagonal final neste sábado (27). O primeiro desafio será o clássico com o Levski Sofia.

“Estamos na reta final da temporada, em uma sequência de jogos decisivos. No momento, o foco está no clássico, que é uma partida diferente. Vamos trabalhar para fazer uma boa estreia no hexagonal”, finalizou Busatto.

Além do hexagonal final da liga, o CSKA Sofia segue na disputa da Copa da Bulgária. Após revés por 1 a 0 no primeiro jogo das semifinais, a equipe volta a enfrentar o Botev Plovdiv na próxima quarta-feira (1), para decidir quem avança à decisão.

Mais sobre Busatto

Revelado pelo Grêmio, Busatto acumula passagens por outras equipes tradicionais do futebol brasileiro, como América-RN, Atlético-GO, Aparecidense, Náutico, Sampaio Corrêa e Ituano. Desde 2019 no clube e com quase 200 jogos, ele é o estrangeiro que mais atuou pelo CSKA Sofia, onde conquistou a Copa da Bulgária em 2021.