Zagueiro

Ex-Atlético Goianiense, Thales Lira se prepara para retorno do futebol asiático

Pelo clube, Thales soma 21 jogos disputados, todos como titular, e dois gols marcados

Thales Lira treinando em seu clube
Com passagem pelo futebol goiano, Thales Lira se prepara para voltar aos gramados na Indonésia. Foto: Divulgação - PSS Sleman

O mês de janeiro no futebol asiático é tradicionalmente um mês em que ocorre uma pausa nos campeonatos locais. Na Indonésia, por exemplo, o principal campeonato de pontos corridos parou no dia 18 de dezembro de 2023, na 23ª rodada, e voltará apenas no próximo final de semana (dias quatro e cinco), com apenas jogos atrasados sendo realizados nesse meio-tempo.

E, como em qualquer campeonato do mundo, na Liga 1, da Indonésia, há atletas brasileiros que se destacam. Um deles é Thales, zagueiro de 30 anos que vive sua primeira experiência no Extremo Oriente, onde defende atualmente o PSS Sleman. Pelo clube, Thales soma 21 jogos disputados, todos como titular, e dois gols marcados. Além disso, segundo dados do Wyscout, é o atleta com maior porcentagem de êxito nos duelos aéreos de toda a liga, com 73.39%, e o segundo com mais finalizações interceptadas, com 19 ao todo.

No próximo domingo (4), Thales volta a campo pelo PSS Sleman em duelo válido pela 24ª rodada da Liga 1. O time recebe o TIRA-Persikabo, às 19h do horário local, no Sultan Agung Stadium, onde buscará a vitória para seguir em busca do objetivo de se manter na elite do futebol do país.

“Essa reta final de competição é de extrema importância para que possamos garantir o clube na primeira divisão nacional para 24/25. A equipe se reestruturou durante a pausa de janeiro e agora nosso objetivo é alcançar uma sequência de vitórias”, disse o defensor.

Natural do estado do Rio Grande do Sul, Thales foi revelado pelo Internacional e, no Brasil, colecionou passagem por clubes como Bahia, Atlético Goianiense, CSA, Vitória, Criciúma, Paraná, Guarani e Operário Ferroviário. Já no futebol internacional, vestiu a camisa do Ankaraspor, da Turquia, em 2021, e desde abril de 2023 segue carreira na Indonésia.

“Avalio que vem sendo positiva a minha primeira experiência no futebol asiático. É um mercado que cresce a cada ano e tem ficado cada vez mais forte internacionalmente. Minha família tem se acostumado à cultura local e tem sido uma ótima experiência pessoal”, afirmou.