CAMPEÃO

Atlético-GO é derrotado pelo Goiás, mas Dragão vence nas penalidades e conquista seu 17º título do Goianão

No tempo normal o Goiás venceu por 3 a 1 e nos pênaltis, o Dragão triunfou por 5 a 4

Nicolas disputa bola com Jefferson em final do Goianão
Nicolas disputa bola com Jefferson em final do Goianão. Foto: Heber Gomes - Mais Goiás

A 80ª edição do Campeonato Goiano foi encerrada neste domingo (9) e na Serrinha o Atlético Goianiense conquistou seu 17º título do Goianão na história. Após vencer o primeiro confronto por 2 a 0, o Dragão foi derrotado pelo Goiás por 3 a 1 neste final de semana. Porém nas penalidades, o rubro-negro mostrou mais uma vez sua força, venceu por 5 a 4 e faturou o bicampeonato seguido no estadual.

O título deste ano se junta as conquistas de 1944, 1947, 1949, 1955,1957, 1964, 1970, 1985, 1988, 2007, 2010, 2011,2014, 2019, 2020 e 2022. O Dragão também superou o esmeraldino nas disputas em finais diretas, são 11 decisões, com 6 conquistas para o rubro-negro, contra 5 do esmeraldino.

O jogo

O duelo entre Goiás e Atlético Goianiense começou movimentado, logo no início o árbitro marcou penalidade para o esmeraldino, mas após revisão no VAR, o lance foi invalidado. O jogo seguiu muito disputado e com poucas oportunidades. O alviverde tentou em algumas finalizações de Sander e Apodi, mas pararam em Ronaldo.

Aos 29 minutos, o Atlético Goianiense conseguiu abrir o contra-ataque. Gustavo Coutinho chegou no fundo e cruzou para Luiz Fernando, que de carrinho mandou para o fundo das redes para abrir o marcador e fazer seu 10º gol no estadual. Apesar das dificuldades, aos 37 minutos o Goiás empatou. Em cruzamento de Sander, Alesson apareceu no meio da zaga e cabeceou para o fundo das redes. Na reta final da primeira etapa, Fellipe Bastos recebeu o segundo amarelo e foi expulso, aos 52 minutos.

Mesmo com um jogador a menos, o Goiás voltou para o segundo tempo com muita intensidade. Alesson recebeu dentro da área e cabeceou por cima do gol. Aos 9 minutos, o esmeraldino conseguiu virar. Após rebote de Ronaldo, Nicolas foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Vinícius bateu no canto esquerdo e fez o segundo do alviverde.

Após o gol, o Atlético Goianiense colocou a bola no chão e assustou com Rodrigo Soares, que bateu forte no canto, mas Tadeu fez grande defesa. Aos 24 minutos, o jogo ficou 10 contra 10. Rhaldney recebeu o segundo amarelo e foi expulso. O Goiás partiu para cima, Matheus Peixoto teve três chances, na primeira parou em Ronaldo e nas outras duas cabeceou para fora.

Com a necessidade do gol, o Goiás começou a lançar bola na área. Porém apenas aos 50 minutos o esmeraldino conseguiu fazer o terceiro gol no duelo. Após lançamento na área, a bola sobrou para Palácios, que bateu no canto direito para fazer o terceiro gol esmeraldino e levar a decisão para as penalidades.

Nas cobranças de pênaltis, o Atlético Goianiense teve 100% de aproveitamento e venceu por 5 a 4. Lucas Gazal, Airton, Rodrigo Soares, Emerson Santos e Bruno Tubarão fizeram para o rubro-negro. Já para o Goiás, Vinícius, Matheus Peixoto, Diego Gonçalves, Bruno Melo marcaram, Hugo também marcou, mas o árbitro marcou dois toques do lateral e com isso o Dragão faturou o título.