CATEGORIAS DE BASE

Flugoiania escala equipe mista pela primeira vez em uma competição da Federação Goiana de Futebol

Na partida do Flugoiania na Copa Goiás Sub-13, a equipe relacionou 4 jogadoras

Equipe Sub-13 do Flugoiania. Foto: Divulgação - FGF

Nesta última terça-feira (29), a equipe do Flugoiania entrou para a história do futebol goiano, como a primeira equipe a escalar uma equipe mista em um jogo da Federação Goiana de Futebol. O fato ocorreu na estreia do clube na Copa Goiás Sub-13, onde a equipe enfrentou o Centro Esportivo Wilson Goiano. Para a partida, o Flu relacionou 4 jogadoras, em um grupo que a maioria são meninos.

Estiveram presente na partida do Flugoiania a goleira Laurinda, além das atletas de linha Maria Júlia, Maria Eduarda e Adryelle. A arqueira atuou a partida toda como titular, enquanto Maria Júlia e Maria Eduarda entraram em campo durante o segundo tempo da partida. Vale destacar, que a equipe do Flugoiania está participando Campeonato Goiano Feminino Adulto deste ano pela primeira vez.

O treinador do Flugoiânia, Robson Freitas, falou sobre a participação das atletas no jogo. “São meninas com muito potencial e que já treinavam com a gente há algum tempo. Fiquei muito feliz em poder contar com elas também para as competições oficiais, após essa normativa da CBF, porque tecnicamente percebemos que elas têm plenas condições de estar com o grupo de competição. É uma ótima oportunidade para elas demonstrarem o futebol e o talento que têm”, disse.

A participação das jogadoras na Copa Goiás Sub-13 se deu por conta de uma portaria baixada pela CBF, que autoriza a participação de atletas de ambos os sexos em competições oficiais. O intuito é de incentivar o futebol feminino. Vale destacar que além da Copa Goiás Sub-13, as outras competições de base da FGF também estão liberadas as inscrições tanto de atletas masculinos como femininos.

O Presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei de Freitas, destacou que essa portaria é uma forma de impulsionar o futebol feminino “Vejo que a portaria da CBF, que libera a participação de atletas femininas em competições oficiais, é uma excelente maneira de incentivar a formação de jogadoras e fortalecer a categoria feminina. Temos grande satisfação em ver nossos filiados se beneficiando com essa portaria e colocando em campo jovens atletas que um dia poderão estar nos maiores palcos do futebol feminino do Brasil e do mundo”, disse.