INCLUSÃO

Goiânia sedia Festival Paralímpico, em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Em 2023, é realizado em duas oportunidades de maneira inédita, no dia 14 de junho, e no mês de setembro

Goiânia sedia Festival Paralímpico, em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Goiânia sedia Festival Paralímpico, em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (Foto: Célio Messias - CPB)

Goiânia sedia, na quarta-feira (14), o Festival Paralímpico Loterias Caixa, no Centro de Reabilitação São Paulo Apóstolo (Crespa), Jardim América. O evento é resultado de parceria da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O festival é alusivo ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, e é organizado a partir das diretrizes do CPB. Em 2023, é realizado em duas oportunidades de maneira inédita, no dia 14 de junho, e no mês de setembro. A programação é voltada para crianças e adolescentes, com e sem deficiência, de escolas públicas e privadas da capital.

Objetivo é conscientizar sobre a importância da inclusão, interação e integração de pessoas com deficiência na sociedade, bem como no esporte. Os participantes podem experimentar, durante o evento, quatro modalidades paralímpicas: parabdminton, vôlei sentado, tênis de mesa e futebol.

A capital recebeu o Festival Paralímpico Loterias Caixa em 2021 e em 2022. O evento contou com a participação de 700 crianças com deficiência física da rede municipal, estadual e particular de ensino, nos dois anos.

Paradesporto

Goiânia dá atenção especial ao paradesporto, após a recriação da Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp), na gestão Rogério Cruz. É a primeira vez que a pasta conta com uma diretoria que valoriza os atletas da categoria e promove inclusão de crianças com deficiência.

Em meio à estruturação, a Prefeitura de Goiânia buscou parceria com CPB, e o resultado foi a implementação, na capital, do Centro de Referência Paralímpico (CRP), que atende crianças e adolescentes com idade entre 07 e 17 anos, matriculados nas redes municipal, estadual e privada de ensino da Região Metropolitana.

A partir das parcerias com entidades, federações e organizações, o CRP formalizou um extenso calendário de competições esportivas em diversas modalidades, alcançou atletas amadores e profissionais no ano de 2022.

Em 2023, as competições seguem o mesmo ritmo, agora com mais atletas em treinamentos nas modalidades oferecidas: natação paralímpica, goalball, futebol de cegos, tênis de mesa, judô paralímpico, tênis de mesa, futebol de cegos, futebol de down e parabadminton.