GRÃ-BRETANHA

Governo inglês dá sinal verde para Premier League voltar em junho

Os planos da Premier League de retomar a temporada no próximo mês receberam um impulso…

Firmino decide no fim, Liverpool vence Monterrey e encara Fla na final do Mundial
Firmino decide no fim, Liverpool vence Monterrey e encara Fla na final do Mundial (Foto: Gettyimages)

Os planos da Premier League de retomar a temporada no próximo mês receberam um impulso na quinta-feira, quando o secretário de Cultura e Esporte da Grã-Bretanha, Oliver Dowden, disse que o governo estava “abrindo a porta” para o futebol voltar em junho.

Dowden disse que realizou uma “reunião positiva” com as autoridades do futebol – que incluiu a Premier League, a Liga Inglesa de Futebol e a Associação de Futebol – para “planos de progresso” para a retomada do futebol.

O jogo profissional está suspenso desde meados de março devido à pandemia do COVID-19, que matou mais de 33.100 pessoas no Reino Unido.

Com as restrições de bloqueio na Inglaterra diminuídas a partir desta semana, o governo disse que o esporte de elite pode retornar no próximo mês.

“Todos concordamos que só seguiremos em frente se for seguro e a saúde e o bem-estar de jogadores, treinadores e funcionários vierem em primeiro lugar”, disse Dowden em comunicado.

“O governo está abrindo as portas para que o futebol competitivo retorne com segurança em junho. Isso deve incluir um amplo acesso para os fãs verem a cobertura ao vivo e garantirem que as finanças provenientes da retomada do jogo apóiem a família de futebol em geral. ”

Embora o governo tenha dado o aval, Dowden disse que cabia às autoridades do futebol finalizar os detalhes de como eles iriam prosseguir, com o governo oferecendo orientações.

“Existe uma boa vontade combinada de conseguir isso para seus torcedores, a comunidade do futebol e o país como um todo”, acrescentou Dowden.

“O governo e nossos especialistas médicos continuarão a oferecer orientação e apoio ao jogo antes de qualquer decisão final que coloque esses planos em ação.”

No entanto, o vice-chefe médico da Inglaterra, Jonathan Van-Tam, disse que era necessária uma “abordagem medida” e que a decisão de retornar à ação competitiva dependerá de como os jogadores e a equipe técnica se sairão após as sessões de treinamento em grupo.

“Haverá abordagens passo a passo pequenas e cuidadosamente medidas para ver o que pode ser alcançado com segurança”, disse ele.

“O primeiro deles é retornar ao treinamento seguro, ainda observando o distanciamento social. Estão sendo criados planos com bastante profundidade para fazer isso, e isso será uma etapa.

“Vamos ter que ver como isso acontece antes mesmo de pensar em retornar ao jogo competitivo de futebol. Temos que ser lentos e precisamos ser medidos. ”