Oitavas de Final

Nos pênaltis, Croácia elimina o Japão e pode encarar o Brasil na próxima fase

Em jogo truncado e com poucas chances, seleções empatam no tempo normal e os europeus levaram a melhor nas penalidades

Perisic comemorando o gol marcado pela Croácia
Perisic marcou o único gol da Croácia no tempo normal, que levou para as penalidades. Foto: Divulgação - Fifa

Foi no sufoco e nas penalidades, mas a Croácia está nas quartas de final da Copa do Mundo. Após um empate por 1 a 1 no tempo normal, na tarde desta segunda-feira (5), no estádio Al Janoub, onde contou com gols de Maeda e Perisic no tempo normal. O duelo ficou empatado até o fim da prorrogação e nas penalidades os croatas levaram a melhor por 3 a 1, onde Minamino, Mitoma e Yoshida perderam para os japoneses e Pasalic converteu a última cobrança para os croatas. Com o resultado, eles podem enfrentar o Brasil em caso de classificação da seleção brasileira diante da Coreia do Sul.

Como foi o jogo?

Enquanto os japoneses entraram em campo buscando fazer história, os croatas sonham em ao menos repetir a campanha da última edição. Apesar dos desejos, o primeiro tempo em grande parte não teve grandes emoções. Com três finalizações para cada lado, o duelo teve duas fases, a primeira reservou a Croácia buscando impor o seu estilo e buscar o ataque nos primeiros minutos. O segundo reservou o protagonismo para o Japão, que após mostrar contar com uma sólida defesa, escapou em velocidade e com toques de pé em pé.

Nos minutos finais do primeiro tempo, a rede balançou. Após cobrança de escanteio curto pelo lado direito de ataque, o Japão trocou passes e a bola foi alçada na área, Maya Yoshida ajeitou para Maeda que finalizou de canhota e mandou para o fundo do gol e comemorou junto com os seus companheiros.

Na segunda etapa, a Croácia retomou o controle da partida e desde os primeiros minutos demonstrou a vontade de buscar o empate, e conseguiu. Ainda no começo, o zagueiro Lovren apareceu no campo de ataque e fez o cruzamento para Perisic, que se antecipou ao lateral Ito, e cabeceou no canto do goleiro Gonda, que nada conseguiu fazer.

Com o empate, a partida ficou mais franca, com ambas as seleções buscando o segundo gol. O número de finalizações aumentou nos 45 minutos finais, mas conforme o tempo avançava, o receio de ser vazado e eliminado da Copa do Mundo acabou falando mais alto para as duas seleções, que diminuíram o ritmo. Com o empate mantido, pela primeira vez nesta edição a prorrogação foi necessária.

Com mais 15 minutos em cada tempo, as seleções se mostraram desgastadas e a Croácia precisou tirar dois de seus principais jogadores: Modric e Kovacic. Sem grandes oportunidades, o empate se manteve e a decisão foi para as penalidades. Na primeira cobrança, Minamino cobrou mal e parou na defesa de Livakovic. Mitoma também perdeu para os japoneses. Livaja desperdiçou para os croatas, Yoshida voltou a perder para os asiáticos e então Pasalic converteu e classificou os europeus.