LUTAS

Referência no Krav Maga, Teomália  Barbosa destaca sua história e fala sobre crescimento da modalidade no estado

Teomália Barbosa é a primeira mulher faixa preta no Centro-Oeste e é instrutora chefe em Goiás

Teomália Barbosa, faixa preta no Krav Maga. Foto: Arquivo Pessoal

O Krav Maga vem crescendo e ganhando adeptos em todos os lugares. Com foco na defesa pessoal, o esporte tem em Goiás uma das principais referências da modalidade entre as mulheres, a insrutora Teomália Barbosa. Ela foi a primeira mulher do Centro-Oeste a conseguir a faixa-preta consedida pela Federação sul Americana de Krav Maga (FSAKM).

Teomália iniciou no Krav Maga em 2005, apresentado pelo pai, por conta de um vídeo do mestre Kobi, presidente do FSAKM. Após algum tempo, ela fez o curso de monitora e em 2010, após ser indicada e ter feito mais de 420 horas de aulas e testes, ela foi aprovada para ser instrutora.

A faixa preta veio em 2023, após muita batalha. Na modalidade não existe distinção de testes para homens e mulheres, eles são os mesmos e as pessoas precisam fazer a avaliação três vezes no dia. Teomália tentou em 2019, porém uma lesão a tirou de combate por 9 meses. Mas no último ano, a tão sonhada faixa preta do Krava Magá veio.

“No ano passado me dediquei mais para conseguir fazer todo o TAF do Krav Maga, quando fui para fazer o exame, tive todo o apoio. Poder mostrar para todo mundo que é possível fazer é maravilhoso. É um teste complicado, mas tem 4 mulheres em toda a federação que chegaram lá. As mulheres conseguem sim fazer, mas tem de ter uma dedicação ainda maior”, disse ela, que ainda falou o que significa a conquista.

“Qualquer criança que entra em uma luta, ela sonha em ser faixa preta. É maravilhoso pensar que tudo o que fez valeu a pena, em que você é reconhecido naquilo, todo esforço, dedicação, treinos noturnos, em final de semana, feriado e todos valeram a pena. O que eu considero mais além da conquista da faixa preta é poder dar mais conteúdo para os meus alunos. Sou muito satisfeita em saber que meus alunos conseguem se defender. Isso para mim é gratificante”, disse.

Apesar de ser natural de Brasília, é em Goiás que Teomália vem espandindo e ensinando o Krav Maga. Com a conquista da faixa-preta, ela se tornou a primeira instrutora a difundir os ensinamentos do Mestre Kobi, que foi um dos primeiros alunos de Imi Lichtenfeld, criador do Krav Maga. Na capital goianiense ela chegou em 2010 e hoje é a referência da modalidade em todo o estado.

“Não imaginava me tornar o que sou hoje, atualmente sou instrutora chefe do estado… Cheguei em ouutubro de 2010, começei dar aula e fui expandindo o Krav Maga, mas muitos não sabiam o que era. Hoje eu faço toda a parte técnica dos mais graduados do estado e também faço a parte administrativa. Também sou aluna do mestre Kobi e uma vez por mês vou para o Rio de Janeiro treinar e aprimorar”, comentou.

Atualmente, Teomália, que escolheu Goiás como sua segunda casa para difundir o Krav Maga, comentou um pouco sobre o crescimento da modalidade. “Vejo Krav Maga com potencial crescimento em grande escala. Poucas pessoas conhecem a modalidade e a gente tenta divulgar o máximo possível. Creio que um dia a gente possa levar o Krav Maga para todos. Para mim é um estilo de vida, não é uma luta de competição, ele é saber que você pode sair e pode voltar vivo e bem”, completou.