Janeiro

Richard prepara mudanças no Goiás para a disputa da Copinha após perder três atletas

Com a experiência de ter sido auxiliar técnico do Goiás na Copa São Paulo de…

Richard Oliveira treinador do Goiás Sub-20
Richard Oliveira vai para a sua primeira Copa São Paulo como treinador. Foto: Rosiron Rodrigues - Goiás EC

Com a experiência de ter sido auxiliar técnico do Goiás na Copa São Paulo de 2019, Richard se prepara para ser o treinador em 2022. Atual campeão estadual do sub-20 ao superar o rival Vila Nova na final, o treinador do time Esmeraldino assumiu a categoria após um período no sub-17. No torneio nacional vai estar no grupo 17, na cidade de Porto Feliz.

Com início marcado para o dia 2 de janeiro, o Goiás só vai estrear na Copa São Paulo no dia 5. Diante de Iape-MA, Botafogo-SP e Desportivo Brasil-SP, o Esmeraldino tenta repetir a campanha de 2013, quando chegou até a final, mas acabou sendo superado pelo Santos naquela oportunidade. Contra dois times paulistas, Richard sabe da dificuldade que o torneio oferece, principalmente na primeira fase.

“É difícil falar sobre a ordem dos jogos, pois o Iape é um time desconhecido para nós, mas é o atual campeão maranhense. O Botafogo-SP e o Desportivo Brasil possuem tradição dentro da Copinha, por isso a sequência não levamos muito em consideração, já que serão confrontos difíceis e precisamos estar concentrados para ser um dos dois classificados”, destacou Richard Oliveira, treinador do Goiás Sub-20.

Em 2019, o Goiás avançou em primeiro na fase de grupos, quando também enfrentou dois times paulistas (Nacional e São Bento), mas caiu na segunda fase, para o Volta Redonda-RJ. Desta vez, o Esmeraldino vai atuar todas as partidas no mesmo horário, às 15h15 (horário de Brasília), sendo o segundo duelo nos dias 5, 8 e 11, ficando com um gramado desgastado pelo duelo anterior.

“Não creio que por ser sempre a segunda partida do dia, possa ter alguma relevância sobre a qualidade do jogo. As informações que temos é de ser um gramado muito bom. As quatro equipes vão estar na mesma batalha, mas não é o fato de ser a partida de fundo que vai complicar. O difícil será o nosso grupo, adversários de peso, mas na esperança de fazer uma boa primeira fase para seguir no torneio, com um estilo de jogo ofensivo, buscando sempre a vitória”, disse Richard.

Para a competição, o Goiás conta com três baixas importantes. Emprestados, Vinicius Popó e Sandrinho foram destaques no Campeonato Goiano Sub-20, estando entre os artilheiros da competição, ficando atrás apenas de Pedro Bahia, mas não permaneceram no Esmeraldino. Além deles, o meio-campista Guilherme também não ficou e aumentou a lista de ausências para Richard.

“O Sandrinho e o Vinicius Popó são jogadores que traziam experiência para o grupo. São atletas que sabem fazer gols, o primeiro é de muita velocidade e faz mais de uma função, enquanto o segundo é centroavante de área, que consegue segurar muito bem a bola. Estaria mentindo se eu dissesse que não fariam falta. Além deles, o Guilherme também não ficou, era o nosso meia de ligação com muita qualidade. Mas nem por isso vamos desanimar, estamos muito otimistas pelos que entraram em seus lugares. Estamos com um estilo um pouco diferente de jogar, mas no intuito de manter o nosso padrão de propor o jogo”, finalizou Richard.