Campeonato Brasileiro

São Paulo rebaixa o Goiás e conquista vaga na Libertadores

// O São Paulo não foi brilhante, assim como durante toda a temporada, mas mostrou…


//

O São Paulo não foi brilhante, assim como durante toda a temporada, mas mostrou toda a força que uma camisa acostumada a títulos pode ter. Diante de um péssimo Goiás e de um estádio que, apesar de cheio, praticamente não ofereceu pressão, o time cozinhou o jogo a todo momento e, já nos acréscimos, assegurou sua presença na Libertadores com um belo gol de Rogério.

O resultado levou a equipe a 62 pontos conquistados, dois mais do que o Inter, quinto colocado. Com isso, o time confirmou sua participação na pré-Libertadores do ano que vem, que será disputada no início de 2016, contra um adversário ainda a definir. Os goianos, por sua vez, mostraram por que estiveram na zona de rebaixamento durante boa parte do torneio e terão de encarar a Série B na temporada seguinte.

Vale ressaltar que todos os jogadores que estavam em campo são praticamente o elenco-base são-paulino do próximo ano. Já sem Luis Fabiano e Rogério Ceni, machucados, Milton Cruz preferiu deixar Pato no banco, já que o camisa 11 tem de voltar ao Corinthians em janeiro. Mesmo que sem brilho, a formação se mostrou competitiva e, inegavelmente, capaz de ficar entre as quatro melhores do país.

O JOGO

Primeiro tempo
A primeira etapa foi de dar sono no Serra Dourada. O São Paulo dominou a posse de bola com muitos passes no meio-campo, mas não conseguiu chegar até a área do Goiás. E o time esmeraldino, mesmo precisando da vitória, ficou na defesa em busca dos contra-ataques, mas as oportunidades não apareceram. O resultado foi um jogo arrastado e sem trabalho para os goleiros. Só no fim o São Paulo acordou: aos 39 minutos, Alan Kardec fez o pivô e deixou Thiago Mendes na cara do gol, mas ele parou em defesa de Renan. Pouco depois, Mendes retribuiu o presente, mas Kardec, pressionado pela marcação de Rafael Forster, dominou mal e deixou Renan ficar com a bola.

Segundo tempo
Os times voltaram sem alterações do intervalo, mas o Goiás adiantou a marcação para tentar pressionar um pouco mais a saída de bola tricolor. Ainda assim, a maior parte da segunda etapa também foi sem emoção, com o São Paulo rodando a bola sem objetividade e o Goiás se defendendo. Denis trabalhou pela primeira vez aos 28 minutos, defendendo cobrança fácil de falta de Fred. Pouco depois, a melhor chance do time da casa: Bruno Henrique teve a chance de cabecear quase na pequena área, mas errou o alvo. Pato ficou no banco até o fim, mas Rogério, que substituiu Michel Bastos, dominou uma bola pela esquerda aos 48 minutos, limpou a marcação e acertou uma bomba no ângulo, enfim tirando o zero do placar.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 0 x 1 SÃO PAULO

Data: 6 de dezembro de 2015 (domingo)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Público: 35.875
Renda: R$ 329.310,00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)
Auxiliares: Pablo Almeida da Costa (MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos: Liniker, David, Arthur e Patrick (Goiás); Ganso (São Paulo)

Gol: Rogério, aos 48 minutos do segundo tempo

Goiás: Renan; Gimenez (Arthur), Alex Alves, Fred e Rafael Forster; William Kozlowski (Ruan), David e Patrick; Liniker (Carlos Eduardo); Erik e Bruno Henrique. Técnico: Danny Sérgio

São Paulo: Denis; Bruno (Wesley), Lucão, Edson Silva e Reinaldo; Hudson; Ganso, Thiago Mendes (Lyanco), Carlinhos e Michel Bastos (Rogério); Alan Kardec. Técnico: Milton Cruz