Copa do Brasil

Vasco elimina Ponte Preta. Inter tropeça em casa contra Ceará

O Vasco não precisou jogar bem para vencer a Ponte Preta por 2 a 1,…

O Vasco não precisou jogar bem para vencer a Ponte Preta por 2 a 1, nesta quarta-feira, em São Januário. Com o resultado, os cariocas garantiram a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, fora de casa, o time de São Januário entrou em campo podendo perder por até um gol de diferença para garantir sua sequência na competição, mas, ainda assim, não abriu mão da vitória, e mostrou vontade durante todo o jogo.

Antes de começar a partida, o time do Vasco entrou em campo carregando uma faixa com as seguintes inscrições: “O Vasco apoia a Lei de Responsabilidade Fiscal”, em referência ao projeto de lei que está tramitando no Congresso que prevê o parcelamento das dívidas dos clubes de futebol.

Mesmo em desvantagem, a Ponte Preta se deixou dominar pelo Vasco desde o início. O time carioca era quem tomava as iniciativas de ataque, explorando bastante as laterais, com os avanços de Diego Renan, pela esquerda, e Carlos César, pela direita. Ambos os times careciam de qualidade técnica e abusavam dos erros de passe e chutões.

Além de brigar pela bola, os jogadores travavam uma batalha de faltas duras. Uma delas resultou no primeiro gol vascaíno, após o juiz marcar pênalti, em um carrinho frontal de Luan sobre Dakson dentro da área, que Douglas converteu.

Com o resultado tranquilo a favor do Vasco, o experiente Rodrigo quase complicou. Aos 38, o zagueiro vascaíno cometeu uma falha infantil ao tentar atrasar a bola para o goleiro, e foi desarmado por Jonathan Cafu, que marcou um belo gol de cobertura. A Ponte nem teve tempo de assimilar o empate e, dois minutos depois, sofreu mais um gol. Desta vez, de Rafael Costa que cabeceou a bola contra o próprio gol, após uma cobrança venenosa de escanteio de Douglas.

No segundo tempo, a partida ficou mais aberta e as duas equipes tiveram uma melhora na parte técnica. A Ponte Preta seguia jogando em seu campo, mas explorava com inteligência os contra-ataques com Rossi e também criando perigo em finalizações do aplicado Cafu. O Vasco, por sua vez, trabalhava bastante a bola e produzia boas chances de gol. Em uma delas, Fabrício quase ampliou o resultado ao cabecear a bola no travessão.

Zebra

O Ceará venceu o Internacional por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Beira-Rio, e ficou em vantagem para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil. Com o resultado, pode até perder o jogo de volta, em Fortaleza, no dia 13 de agosto, por 1 a 0. Ao time gaúcho, só resta vencer por dois gols de diferença ou por um gol se marcar três vezes, ou ainda, se devolver os 2 a 1, para, neste caso, levar a decisão para os pênaltis.

Mesmo jogando como visitante, o Ceará não recorreu à retranca, marcou na intermediária e conseguiu equilibrar a partida. Em noite de pouca inspiração, o Inter errou muitos passes e não encontrou caminho para se desvencilhar do bem postado adversário.

O meia Nikão foi um dos melhores em campo. Aos 14 minutos, cercado por Willians e Fabrício, ele sofreu um pênalti que Magno Alves cobrou e Dida defendeu. Aos 25, se livrou de um marcador e chutou no canto, exigindo outra difícil intervenção do goleiro. E, aos 9 minutos do segundo tempo, recebeu lançamento de Magno Alves, venceu Juan na velocidade e bateu no ângulo para marcar o gol.

O Inter teve uma boa chance aos 28 minutos do primeiro tempo, em um cruzamento de Cláudio Winck que Alex concluiu de cabeça, com precisão, para Tiago espalmar. No segundo tempo, depois de sofrer o gol, o time gaúcho tentou pressionar, mas esbarrou na defesa e na cera cearense. Alex chegou a cobrar uma falta com perigo, que o goleiro defendeu, aos 23 minutos, e Juan concluiu uma jogada de cabeça, para fora, aos 29 minutos.

Mas as grandes emoções do jogo ficaram para os acréscimos. Aos 47 minutos, Tiago afastou uma bola e Alan Ruschel, fora da área, matou no peito e chutou de esquerda, empatando o jogo com um golaço. Um minuto depois, um ataque do Ceará acabou em lançamento para Ricardinho bater cruzado e colocar o time visitante em vantagem novamente.