Alemanha inicia retomada de atividades; Merkel pede respeito às restrições
Concentrações de mais de duas pessoas continuam proibidas, e distância mínima de 1,5 metro deve ser respeitada em locais públicos
Muitos estabelecimentos comerciais da Alemanha reabriram as portas nesta segunda-feira, na primeira fase de uma operação de suspensão gradual do confinamento, em um país com a epidemia do novo coronavírus “sob controle”, segundo as autoridades. Antes de entrar na nova fase, o país, que está sendo observado pelo resto do mundo, testou mais de 1,7 milhão de pessoas e ampliou drasticamente a oferta de leitos de UTI. Os casos de curados já são maiores do que os de internados. Mesmo assim, a chanceler federal Angela Merkel afirmou estar “muito preocupada” com a possibilidade de que os alemães relaxem com o fim de algumas restrições.
A retomada das atividades em lojas de alimentação, livrarias e concessionárias de automóveis, entre outros tipos de comércio, está sendo realizada com uma série de restrições. Só puderam reabrir estabelecimentos com no máximo 800 metros quadrados, e as concentrações de mais de duas pessoas continuam proibidas. Dentro ou fora dos estabelecimentos, as pessoas também devem manter uma distância mínima de 1,5 metro entre si.
A Alemanha registra até agora 141.672 casos do novo coronavírus (um aumento de 1.175 em 24 horas) e 4.404 mortes, de acordo com o balanço do Instituto Robert Koch. A proporção de infecção pessoa a pessoa, que calcula a média de infectados por cada paciente da Covid-19, caiu a 0,7% na sexta-feira, segundo o instituto. Na semana passada, o ministro da Saúde, Jens Spahn, afirmou que a pandemia estava “sob controle” e “administrável”.
— A etapa vencida é frágil — advertiu no mesmo dia a chanceler, que passou duas semanas em quarentena em Berlim depois que teve contato com um médico que deu positivo para a Covid-19.
Esta é a primeira fase de um plano de desconfinamento elaborado pelo governo de Merkel em parceria com as autoridades dos 16 estados do país — cada região dispõe de uma margem de manobra e pode tomar decisões autônomas.