AJUDA VOLUNTÁRIA

Após vaquinha, motorista de aplicativo mineiro chega à Ucrânia e treina para guerra

O motorista de aplicativo Fábio Júnior de Oliveira, de 42 anos, chegou à Ucrânia na…

Após vaquinha, motorista de aplicativo mineiro chega à Ucrânia e treina para a guerra
Após vaquinha, motorista de aplicativo mineiro chega à Ucrânia e treina para a guerra (Foto: Arquivo Pessoal)

O motorista de aplicativo Fábio Júnior de Oliveira, de 42 anos, chegou à Ucrânia na última sexta-feira (15) e já treina para participar da guerra contra os russos. Natural de Passos e morador de Poços de Caldas, em Minas Gerais, ele reuniu dinheiro em vaquinha virtual e partiu para integrar a Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia – unidade militar formada por estrangeiros que queiram combater os russos no país.

Ex-militar, sargento formado pela Escola de Formação de Soldados, o mineiro chegou ao país ucraniano pela Polônia e integra uma base militar onde atua como tradutor da língua inglesa para os demais de língua hispânica durante os treinamentos de guerra de que participa.

“Entrei em contato com a Embaixada da Ucrânia na Polônia e recebi um e-mail deles confirmando o meu alistamento. Eu devo ir para a Cracóvia e lá tem um hotel da Legião Ucraniana esperando os voluntários”, disse há um mês, antes de ir.

Mineiro treina para guerra

Conforme relatou Fábio, o treinamento que está sendo feito é o mesmo treinamento de combatente. “Vou para o combate do mesmo jeito, só que eu estou fazendo as traduções de inglês, porque tudo aqui é em Inglês e ucraniano. E aqui nós temos um grupamento hispânico e português. São Pessoas que vieram para cá como voluntárias, exatamente como eu, só que não falam a língua inglesa”, contou em entrevista ao Estado de Minas.

A base militar onde Fábio está agora fica quase na divisa com a Polônia. Quatro soldados voluntários brasileiros conseguiram ficar nesta base, além de do mineiro.