MEDIDAS DE RESTRIÇÃO

Chile suspende abertura de fronteiras e barra viajantes de 7 países africanos devido à ômicron

O governo do Chile anunciou nesta segunda-feira (29) a suspensão da abertura de três pontos…

Chile suspende abertura de fronteiras e barra viajantes de 7 países africanos devido à ômicron
Chile suspende abertura de fronteiras e barra viajantes de 7 países africanos devido à ômicron (Foto: divulgação - Air France)

O governo do Chile anunciou nesta segunda-feira (29) a suspensão da abertura de três pontos de sua fronteira terrestre e a proibição da entrada de pessoas vindas de sete países africanos. As novas restrições foram impostas devido à variante ômicron do coronavírus.

Estavam previstas para reabrir na quarta (1º) as passagens de Chacalluta, na fronteira com o Peru, Pino Hachado, com a Argentina, e Colchane, com a Bolívia. Segundo Alberto Dougnac, subsecretário de Redes Assistenciais, a situação será reavaliada em duas semanas, de acordo com a evolução epidemiológica nacional e internacional da nova cepa.

A ômicron foi identificada pela primeira vez na semana passada na África do Sul e já se expandiu para países como Reino Unido, Alemanha, Canadá, Holanda, Israel, Portugal, Áustria, Escócia e Espanha.

O Chile também anunciou que, a partir de quarta, está proibida a entrada estrangeiros não residentes no país que tenham estado nos últimos 14 dias na África do Sul, no Zimbábue, na Namíbia, em Botswana, no Lesoto, em Eswatini ou em Moçambique.

A mesma medida foi adotada pelo Equador. O presidente Guillermo Lasso anunciou que quem esteve na África do Sul, em Botsuana, no Egito, em Moçambique, no Lesoto, no Zimbábue, em Eswatini e na Namíbia será barrado no país.