DESAFIO

Chipre promete pagar despesas a turista que pegar Covid-19 na ilha

Um dos piores pesadelos de um viajante, em tempos de pandemia do novo coronavírus, é…

Porto de Kyrenia, no litoral norte do Chipre Foto: Tom Balcus / Reprodução / Creative Commons
Porto de Kyrenia, no litoral norte do Chipre Foto: Tom Balcus / Reprodução / Creative Commons

Um dos piores pesadelos de um viajante, em tempos de pandemia do novo coronavírus, é contrair Covid-19 durante as férias, longe de casa. Mas se isso acontecer no Chipre, em pleno Mar Mediterrâneo, o governo local garante que irá pagar todas as despesas com hospedagem, alimentação e tratamento para o turista infectado e seus familiares.

Pelo menos é o que prometeu o ministro do Turismo do país, Savvas Perdios, num comunicado feito semana passada. O auxílio, no entanto, não se estende ao transporte para o aeroporto e ao voo de volta para o país de origem. De acordo com o governo cipriota, 100 leitos em hospitais seriam reservados para os turistas que testarem positivo para a doença. Os familiares destes ficariam em “hotéis de quarentena”.

A medida faz parte de um plano de tentar atrair mais visitantes para o país ainda durante o verão no Hemisfério Norte. Pontuado por belas praias, o Chipre tem pelo menos 15% de seu PIB na conta do turismo, e tem nos países do norte da Europa seu principal mercado.

Em 9 de junho, as fronteiras devem ser reabertas a visitantes de países considerados de baixo risco, como Alemanha, Grécia, Malta e Israel. Ainda assim, esses turistas deverão comprovar que testaram negativo para o vírus num período de até 72 horas antes da chegada ao país. A lista de países aprovados para visitar a ilha será atualizada semanalmente.

Além das belezas naturais, o Chipre tem a seu favor um histórico de poucos casos (939) e mortes (17) por Covid-19, até começo de junho.