Ucrânia

Em rede social, Bolsonaro ‘ignora’ Rússia e faz mensagem apenas com serviço a brasileiros na Ucrânia

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que está “totalmente empenhado no esforço de proteger…

Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação/PR)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que está “totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia” e compartilhou informações para os cidadãos brasileiros que estão no país. Bolsonaro, no entanto, não comentou a invasão russa nem entrou no mérito do conflito entre os dois países.

“Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia. Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”, publicou o presidente no Twitter.

Na série de postagens, Bolsonaro reproduziu uma nota do Ministério das Relações Exteriores com orientações para os brasileiros que estão do país. O texto brevemente “regiões em conflito”, sem citar a ação militar russa.

Foi a primeira manifestação do presidente relacionada ao episódio. Mais cedo, em outra nota, o Itamaraty informou que o Brasil acompanha “com grave preocupação” a deflagração de operações militares pelos russos contra alvos no território ucraniano, mas evitou condenar diretamente o ataque.

O vice-presidente Hamilton Mourão, por sua vez, criticou o ataque da Rússia à Ucrânia e comparou o presidente russo, Vladimir Putin, ao líder da Alemanha nazista, Adolf Hitler. Mourão disse que apenas sanções econômicas contra a Rússia não são suficientes, sendo necessário também o uso da força. Segundo ele, se não for feito nada, outros países da região poderão ser invadidos depois pelos russos.