Ásia

Governo da Índia sinaliza que pode mudar nome do país para Bharat

Convite produzido pelo gabinete da presidente Draupadi Murmu refere-se a ela como presidente de Bharat, em vez presidente da Índia

Taj Mahal, na Índia (Foto: Pixabay)
Taj Mahal, na Índia (Foto: Pixabay)

O governo da presidente da Índia, Draupadi Murmu, dá indícios de que pode mudar o nome do país para Bharat com o objetivo de apagar o resta do passado colonial da nação.

O indício mais forte é um convite para um jantar na cúpula do G20, que será realizada nos dias 9 e 10 de setembro, e que foi enviado pelo gabinete de Draupadi. O documento se refere a ela como “Presidente de Bharat, em vez de “Presidente da Índia”.

A foto desse convite viralizou nas redes sociais e virou manchete nos principais jornais do país. O India Today informa que uma proposta para mudar o nome da nação pode ser apresentada pelo governo durante uma sessão especial do parlamento indiano prevista para acontecer de 18 a 22 de setembro.

Harnath Singh Yadav, do Partido Bharatiya Janata, disse à agência de notícias ANI ser favorável a renomeação do país. “A palavra ‘Índia’ é um abuso que nos foi dado pelos britânicos, enquanto a palavra ‘Bharat’ é um símbolo da nossa cultura”, afirmou.

O termo “Bharat” é originário de textos religiosos hindus, e costuma ser utilizado para descrever o subcontinente indiano.