MOSUL

Iraque descobre vala com mais de 120 corpos de vítimas do ISIS

Autoridades iraquianas disseram que são os corpos de 123 pessoas torturadas e mortas por terroristas

Iraque descobre vala com mais de 120 corpos de vítimas do ISIS
Iraque descobre vala com mais de 120 corpos de vítimas do ISIS (Foto: StockVault)

Uma vala comum com a ossada de mais de 120 vítimas do ISIS foi descoberta no Iraque, nos últimos dias. As autoridades iraquianas disseram que são os corpos de 123 pessoas torturadas e mortas por terroristas em uma prisão perto da cidade de Mossul. Eles foram removidos de uma vila de Badush na tentativa de identificá-los. As informações são do The Sun.

O massacre da prisão de Badush foi um dos piores crimes cometidos pelo ISIS, depois que tomou o controle de um terço do Iraque em uma ofensiva relâmpago em 2014. Os presos foram executados por homens do grupo depois que eles passaram a controlar a prisão durante a ocupação de Mossul.

A vala comum, descoberta depois que as forças iraquianas assumiram o controle da área em março de 2017, é uma das mais de 200 deixadas para trás pelo ISIS em sua onda de brutalidade, de acordo com as Nações Unidas. Saleh Ahmed, membro da comissão governamental encarregada de identificar os corpos, disse que “as condições de trabalho são difíceis”.

“O calor é insuportável. Alguns restos estão emaranhados e há cobras e escorpiões por toda parte”, disse ele à AFP. Acredita-se que os restos mortais de até 12.000 pessoas estejam enterrados nas sepulturas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU acusa o grupo terrorista de cometer genocídio no Iraque.

Amostras de sangue

Nas últimas semanas, dezenas de familiares de vítimas deram amostras de sangue, que serão comparadas com o DNA dos restos mortais. Segundo o governador da província de Nínive (local onde fica a prisão), Najm al-Jubburi à AFP, milhares de famílias esperam para descobrir o paradeiro de seus parentes.

Segundo o The Sun, o Iraque tem se esforçado para identificar os restos mortais de pessoas que passaram por episódios violentos em sua história recente. Inclusive, as autoridades ainda estão descobrindo valas comuns do regime do ex-ditador Saddam Hussein.